SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Decoro, engenho e maravilha nos largos e igrejas de Santa Bárbara e Catas AltasA Retórica do silêncio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Per Musi

versão impressa ISSN 1517-7599

Resumo

KJAR, David. A praga, o monstro de metal e a maravilha de Wanda: em busca do estilo de performance. Per musi [online]. 2011, n.24, pp. 79-100. ISSN 1517-7599.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992011000200010.

A defesa por uma performance "autêntica" quase desapareceu sem deixar traços. No entanto, os esforços de Richard Taruskin para contestar o conceito nos anos 80 ainda provoca muitas questões importantes, como o que são as raízes do estilo de performance de música antiga e quais intérpretes tiveram um papel em sua transmissão. Taruskin argumenta que Stravinsky transmitiu o Bach "geométrico", ou modernista ao mundo musical e que Stravinsky poderia tê-lo aprendido de Wanda Landowska. O elogio de Taruskin expõe mais do que uma certa de ironia dentro da restauração da música antiga, uma vez que Landowska é raramente, ou mesmo nunca, reconhecida como uma colaboradora para o desenvolvimento do estilo de performance da música antiga. Este ensaio revela a influência de Landowska através de uma investigação de sua educação musical em Varsóvia, sua estadia em Paris e suas gravações. Estas últimas revelam uma intérprete com um estilo moderno, que antecipa as performances de música antiga dos anos 80. Graças ao som de seu cravo não-histórico, a influência de Landowska tem sido minimizada e seu papel significativo foi negado no movimento de música antiga "pós-autêntico". Este artigo reavalia as contribuições feitas por Landowska antes do advento da era da "autenticidade".

Palavras-chave : performance histórica; música antiga; autenticidade; prática de performance; Landowska; Kleczyński.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês