SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Vibraphone: a source of sounding colorsA physiotherapic evaluation of philharmonic orchestra musicians in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Per Musi

Print version ISSN 1517-7599

Abstract

FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira  and  GUNTHER, Isolda de Araújo. Abordagem ecológica para avaliação dos determinantes de comportamentos preventivos: proposta de inventário aplicado aos músicos. Per musi [online]. 2012, n.25, pp. 73-84. ISSN 1517-7599.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992012000100007.

O presente trabalho teve por objetivo construir um inventário para avaliar os determinantes do comportamento saudável presente nos ambientes social e físico, relacionado à prevenção de lesões ocupacionais em músicos. O processo de construção do inventário baseou-se nas diretrizes para construção de instrumentos psicológicos preconizadas por PASQUALI (1999) e na conceituação formulada pela perspectiva ecológica. A partir desse referencial propõe-se um modelo para analisar o comportamento preventivo fundamentado em três componentes: a) as crenças de profissionais da música sobre o comportamento preventivo; b) uma avaliação das condições de trabalho disponibilizadas nos espaços para a prática musical; c) e a influência social no meio musical.

Keywords : lesões ocupacionais; saúde do músico; comportamento saudável.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese