SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Avaliação fisioterapêutica nos músicos de uma orquestra filarmônicaA motivação para o desenvolvimento do trabalho de músicos de orquestra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Per Musi

versão impressa ISSN 1517-7599

Resumo

PAULINYI, Zoltan. Sobre o desuso e o ressurgimento da viola pomposa. Per musi [online]. 2012, n.25, pp. 91-99. ISSN 1517-7599.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992012000100009.

A viola pomposa, instrumento pentacorde de origem barroca semelhante à viola de orquestra com uma corda Mi aguda acrescentada, recebeu denominações divergentes desde o final do século XVIII causando confusão com os termos "violino pomposo", "violino tenor", "violoncello da spalla" e "violoncello piccolo". Entrou em desuso provavelmente pela dispendiosa manutenção das cordas e maior esforço de manuseio, motivos que não mais justificam sua ausência das salas de concerto. Descreve-se detalhadamente uma viola pomposa de construção brasileira feita pelo luthier Carlos Martins del Picchia em Belo Horizonte em 2006 seguindo as informações sobre "La Parmigiana" de Guadagnini feita em 1765. Apresenta uma lista de repertório para o instrumento, na qual a produção brasileira desponta na publicação de partituras e gravações de áudio e vídeo.

Palavras-chave : viola pomposa; violino; violoncello piccolo; pentacorde; spalla.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português