SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Sobre o desuso e o ressurgimento da viola pomposaReciclar e colar: os papéis do compositor e do intérprete na criação colaborativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Per Musi

versão impressa ISSN 1517-7599

Resumo

KOTHE, Fausto; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; PEREIRA, Érico Felden  e  MERINO, Eugenio Andrés Díaz. A motivação para o desenvolvimento do trabalho de músicos de orquestra. Per musi [online]. 2012, n.25, pp. 100-106. ISSN 1517-7599.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992012000100010.

A motivação pode interferir na profissão musical, principalmente, pela necessidade constante da prática instrumental. No entanto, a literatura especializada não apresenta com clareza os principais fatores motivacionais para esta atividade profissional. Assim, buscou-se identificar os fatores relacionados à motivação para o desenvolvimento do trabalho de 22 instrumentistas de uma orquestra semi-profissional da região Sul do Brasil. A motivação foi avaliada por meio do questionário de FERREIRA et al. (2006) que apresenta 28 questões que buscam avaliar a motivação para o desenvolvimento das atividades profissionais relacionadas com a organização do trabalho, com realização e poder, com o desempenho e motivação associada ao envolvimento. Para a análise dos dados foi realizada a estatística descritiva por meio de média e desvio padrão e análise fatorial. Os resultados demonstraram que os fatores com a maior pontuação estão associados à motivação para a realização profissional e ao poder dentro da orquestra e com a motivação para o desenvolvimento das atividades profissionais relacionadas com a organização do trabalho. Essas informações se refletem nos resultados da análise fatorial que também indicou ambos os domínios como maior poder de explicação para se ter motivação para o desenvolvimento da prática junto ao instrumento. De forma geral, pode-se dizer que os instrumentistas encontram-se motivados para a realização do trabalho.

Palavras-chave : ergonomia; músicos; orquestra; motivação; trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português