SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Cristal: aspectos do tratamento pianístico no samba de Cesar Camargo Mariano"Um homem pra chamar de seu": discurso musical e construção de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Per Musi

versão impressa ISSN 1517-7599

Resumo

FREIRE, Guilherme Araújo  e  SANTOS, Rafael dos. Hibridismo na música instrumental do Grupo Medusa: associação de gêneros musicais distintos em Pé no chão. Per musi [online]. 2013, n.28, pp.162-169. ISSN 1517-7599.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992013000200012.

Na década de 1980, o jazz fusion tinha grande repercussão internacional. Baseando-se na mistura das linguagens musicais do jazz com outros gêneros, o estilo incorporava construções harmônicas modais associadas ao uso da tecnologia a favor de uma busca a novos timbres. No Brasil, era visto como símbolo de modernidade e considerado como vanguarda musical pela crítica especializada, influenciando sensivelmente grupos de música instrumental. Este estudo tem como foco a produção musical do Grupo Medusa, formado na cidade São Paulo por músicos instrumentistas renomados do cenário da música popular brasileira. Através da análise dos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e estruturais da música Pé no Chão, pretende-se compreender o modo pelo qual o Grupo Medusa articula elementos da linguagem musical de gêneros populares brasileiros e norte-americanos, obtendo uma sonoridade híbrida e, buscando também identificar apropriações de procedimentos musicais do fusion realizadas.

Palavras-chave : hibridismo; música popular; música instrumental; Grupo Medusa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons