Acessibilidade / Reportar erro

Gesto na performance da percussão, Parte 1: análise percentual de dados experimentais1 1 Este artigo é parte do Capítulo 3 da Tese de Doutorado de Fernando Chaib intitulada O Gesto na Performance em Percussão: Uma Abordagem Sensorial e Performativa, defendida no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Aveiro.

Gestures on percussion performance, Part 1: percentage analysis of experimental data

Este artigo, Parte 1 do mesmo estudo, mostra como foi realizado um tratamento descritivo, através de uma análise percentual, dos dados experimentais obtidos ao observar a influência do gesto corporal sobre as sensações de continuidade, suspensão e conclusão de um trecho musical em percussão. Dentro da complexa relação estabelecida entre o percussionista e o texto musical apresentado em grande parte das produções para percussão, procuramos compreender até que ponto o corpo poderá ser um agente auxiliador no processo de transmissão de sensações específicas sobre a música executada em uma performance percussiva. A complexidade deste processo experimental nos obrigou a dividir os resultados obtidos em dois artigos. Este trabalho trata-se da 1ª parte de publicação dos dados adquiridos e analisados a partir dos pesos percentuais.

influência do gesto na Performance; percussão; performance; estatística descritiva


Escola de Música da UFMG Escola de Música da UFMG. Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha. Cep: 31270-010 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: permusiufmg@gmail.com