UDH
Código
% 18 a 24 anos analfabetas (1991)
% 18 a 24 anos analfabetas (2000)
% 18 a 24 anos com menos de quatro anos de estudo
(1991)
% 18 a 24 anos com menos de quatro anos de estudo
(2000)
% 18 a 24 anos com menos de oito anos de estudo (1991)
% 18 a 24 anos com menos de oito anos de estudo (2000)
% 18 a 24 anos com menos de onze anos de estudo (1991)
% 18 a 24 anos com menos de onze anos de estudo (2000)
% 18 a 24 anos com doze anos ou mais de estudo (1991)
% 18 a 24 anos com doze anos ou mais de estudo (2000)
% 18 a 24 anos no curso superior (1991)
% 18 a 24 anos no curso superior (2000)
% 18 a 24 anos com acesso ao curso superior (1991)
% 18 a 24 anos com acesso ao curso superior (2000)
ÁGUAS CLARAS / CAJAZEIRAS (Cajazeiras V,VI e VII)
89
7,65
1,20
16,83
7,32
46,99
35,13
81,34
66,42
2,79
0,23
0,92
0,54
1,26
0,54
ÁGUAS CLARAS
88
5,93
3,12
18,13
11,85
59,98
45,96
88,36
83,40
0,33
2,11
0,33
1,41
0,33
1,41
CAJAZEIRAS/FAZ GRANDE (Cajazeiras VIII, Faz Gde II e III)
82
0,59
2,59
10,75
11,13
54,19
48,62
85,02
80,04
3,21
1,03
0,90
1,50
0,90
1,50
CAJAZEIRAS (Cajazeiras X e XI)
90
2,92
0,33
14,68
8,19
53,10
35,40
79,29
77,74
2,85
1,73
2,35
1,16
2,35
1,16
FAZENDA GRANDE (Fazenda Grande I e II)
94
2,81
2,76
14,00
8,49
48,75
27,97
80,58
69,29
0,42
1,43
0,42
2,29
0,42
2,29
FAZENDA GRANDE (Fazenda Grande III e IV)
93
2,22
1,87
9,34
6,86
41,60
30,50
78,17
71,02
2,05
0,86
2,87
1,34
2,87
1,34
XIV - CAJAZEIRAS
14
4,09
2,03
14,49
9,03
50,82
37,41
81,95
74,67
1,85
1,23
1,31
1,38
1,38
1,38
REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR
6,43
3,08
18,56
12,27
53,07
41,31
76,92
70,08
5,30
6,66
5,05
7,82
5,36
8,09
Ex.2 - Tabela Nível de Educação no bairro de Cajazeiras (PNUD/CONDER,
2011).
Instituição
Natureza
Fundação Oficial
Bairro
Objetivos/Características
Associação Lactomia Ação Social
ONG
2003
Candeal Pequeno
Utilização de materiais reaproveitados do lixo, e a
transformação destes em instrumentos de percussão, figurino e cenário. O
objetivo do grupo é levar a sociedade à reflexão sobre cidadania e
responsabilidade ambiental, através de composições que retratam temas e
dificuldades da situação mundial.
Centro de Educação Profissional Pracatum/Escola Pracatum
ONG
1995
Candeal Pequeno
Educação musical e tecnologia como elementos de inclusão
social. Cursos profissionalizantes em diversas áreas da arte musical, como
mixagem, gravação digital, percussão, captação de áudio para cinema e TV,
entre outras.
Eletrocooperativa
ONG
2003
Pelourinho
Ofertar humanização para o processo de inclusão digital, a
partir da transformação do computador em instrumento musical. Atualmente
conta com dois escritórios: Salvador e São Paulo. Em Salvador, a parte
operacional dos cursos, oficinas e dmais atividades. Em São Paulo,
concentra-se a captação de recursos e o relacionamento institucional com os
parceiros.
Didá Escola de Música Feminina
ONG
1993
Pelourinho
Instituição cultural e sem fins lucrativos que tem o objetivo
de elevar a qualidade de vida das pessoas através da música. Fundado por
Neguinho do Samba, a educação musical oferta cursos para os instrumentos de
cordas, sopro, teclado, percussão, canto, capoeira, dança afro, teatro,
artes, inglês e informática. Possui três projetos: Didá Banda Feminina,
Sódomo e o bloco de carnaval. Atende atualmente cerca de 200 jovens.
Grupo Cultural Olodum / Escola Olodum
ONG
1979
Pelourinho
Criado como bloco carnavalesco em 1979, a partir de 1983 dá
início a outras atividades, e, dentre elas, a Escola Olodum. Destaque para
seu projeto pedagógico de conteúdo multiétnico e multicultural, possuindo
uma grade curricular pluricultural envolvendo diversas linguagens musicais,
coral e dança afro e da inclusão cultural e digital. Em paralelo, também
destacam-se questões como cidadania e diversidade étnica, por meio de
Workshops de Formação de Lideranças Afro-descendentes e campanhas de
mobilização social. Parceiros nacionais e internacionais em sua proposta
pedagógica que alia tecnologia à qualificação profissional no campo
musical.
Projeto Axé
ONG
1990
Comércio
Através da figura do educador de rua, estimula permanentemente
os jovens a construírem um projeto de vida novo e renovador, onde estes
passam a si reconhecer não apenas como Sujeitos de Direto, mas também,
Sujeitos de Desejo. Em 20 anos de existência passaram pelo Axé mais de
13.700 crianças e adolescentes.
Escola de Educação Percussiva Integral (EEPI)
ONG
2007
Cabula
Educar, através da música, jovens em risco social e pessoal,
para melhor qualificação na sociedade.
Grupo Cultural Bagunçaço
ONG
1991
Alagados
Objetiva atender e promover os direitos da criança, do
adolescente e do jovem através de atividades artísticas, educacionais e
socioculturais. Atividades como oficina de percussão, dança, arte com
reciclados, literatura, bem como seminários, palestras e cursos
profissionalizantes. Percussão e Reciclagem, mas também aulas de música
percussiva, filarmônica e, mais recentemente, a TV Lata.
Instituto de Música da UCSal (IMUCSal)
Universidade (Extensão)
1989
Centro
Através da Oficina de Criatividade Infanto-Juvenil, desde 1989
desenvolve-se neste Instituto diversos cursos gratuitos em musicalização
infantil e artes plásticas. O Projeto já atendeu mais de 1.500 crianças e
adolescentes.
Escola Técnica Estadual Luiz Navarro de Brito
Rede Estadual de Ensino
2002
Queimadinho
Escola da Rede Estadual de Educação, onde a música é um
elemento de socialização e inclusão sociocultural. A partir do interesse de
sua atual gestora, disponibiliza amplo e equipado estúdio de ensaio,
instrumentos musicais de cordas, sopro, além de fomentar a criação de grupos
musicais locais. Procura estabelecer parcerias com as Universidades que
enviam estagiários de música.
Fundação Pierre Verger
ONG
1988
Av. Vasco da Gama
A partir do Espaço Cultural Pierre Verger, a Fundação oferece
gratuitamente 15 oficinas para crianças e jovens, com temáticas que abordam
a cultura afro-brasileira, música e a cidadania. No campo musical, destaque
para Orquestra Experimental, Experimentação musical, Violão, Teclado e
Percussão.
TV Pelourinho
ONG
2008
Pelourinho
Possibilitar através de oficinas a formação de jovens em
funções técnicas capazes de facilitar a inserção no mercado de trabalho no
campo do audiovisual. A música, como conteúdo transversal, integra temáticas
das produções audiovisuais dos alunos. Atende 400 jovens/ano.
Bloco Afro Ilê Aiyê
ONG
1974
Liberdade
A Escola de Percussão, Canto e Dança Band'Erê, foi criada no
final da década de oitenta para renovar os quadros artísticos da Band'Aiyê.
A partir de 1995 torna-se uma escola de formação integral para a cidadania,
a partir da identidade racial, do pensamento crítico e da auto-estima.
Ceifar
ONG
1994
Tancredo Neves
Surgiu da observação e avaliação dos problemas sociais dessa
comunidade tendo como ponto de partida o planejamento familiar através de
visitas e encontros de formação sobre sexualidade, a promoção de atividades
lúdico-educativas, trazendo para a comunidade uma perspectiva de melhoria
nas condições de vida. A educação musical é desenvolvida a partir do ensino
da teoria musical aliada à formação de coral. Atende cerca de 490 crianças e
jovens.
Oficina de Música Instrumental
ONG
2008
Canela
Oferece a crianças e jovens de escolas públicas de Salvador a
possibilidade de conhecer a história do Trio Elétrico e de aprender a tocar
guitarra baiana, violão, bateria, percussão ou baixo elétrico, que
constituem a base instrumental para a formação de um músico de Trio
Elétrico.
Neojibá
Organização Social -SECULT/Ba
2007
Campo Grande
Programa de formação de núcleos de orquestras e corais
infanto-juvenis no Estado da Bahia, visando a excelência e a integração
social por meio da prática coletiva da música. Sua estratégia está focada na
construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a
instrução e a prática orquestral e coral, capacitação em ensino musical,
novas tecnologias e na reparação de instrumentos musicais.
Cidade do Saber
Organização Social
2007
Cidade de Camaçari (BA)
Propõe a prática musical de repertório popular e erudito, a
leitura musical e o constante aperfeiçoamento técnico. Busca desenvolver
habilidades específicas para a execução, sempre dentro de um contexto de
compreensão das estruturas da linguagem e se colocando num permanente
relacionamento com as particularidades próprias de cada instrumento. Dentre
os cursos, Violão, Contrabaixo, Percussão, Teclado, Canto Coral e
Bateria.
Hora da Criança
ONG
1943
Parque Lucaia
Fundada pelo professor, jornalista, advogado e teatrólogo
Adroaldo Ribeiro Costa, oferta aulas de música, dança, teatro e artes
visuais, além de iluminação cênica e cenografia. Atualmente atende cerca de
400 alunos/ano, desenvolvendo suas atividades em parceria com as redes
estadual e municipal de educação.
Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Rede Estadual
1993
Canela
Curso Técnico Profissionalizante em Execução
Instrumental.
PIM - Projeto de Iniciação Musical
Instituto
1995
Fazenda Coutos
Um dos projetos vinculados à Associação dos Educadores da
Escola Comunitária São Miguel. Atualmente encontra-se sob a coordenação do
IOAO - Instituto Otaviano Almeida Oliveira. Desenvolve projetos
artísticos-culturais a partir da música e da recriação dos folguedos
populares. Em 2009, com o espetáculo Donos da Terra, recebeu o Prêmio
Braskem nas categorias Melhor Espetáculo Infanto-juvenil e Melhor Diretor
(João Gonzaga). Em 15 anos, os registros apontam para atendimento a 5.000
crianças e jovens.
Ex.5 - Tabela III - Música e Gestão Social