(DUARTE, 200128 DUARTE. Mônica de Almeida. (2001). Contribuições da retórica para o estudo da representação de 'música' por alunos e professores de escolas de ensino fundamental. Cadernos do Colóquio. Rio de Janeiro, p.128-141.) |
-- |
S. Moscovici; A. J. Alves-Mazzotti. |
(DANTAS, 200124 DANTAS, Andrea Stewart. (2001). O tamborim e seus devires na linguagem dos sambas de enredo. Revista da Abem, Porto Alegre, n.6, p.17-23.) |
-- |
Giles Deleuze; Felix Guattari |
(SANTOS, 200156 SANTOS, Regina Marcia Simão. (2001). Jaques-Dalcroze, avaliador da instituição escolar: em que se pode reconhecer Dalcroze um século depois? Debates, Rio de Janeiro, n.4, p.7-48.) |
Lei n. 9.394/96 |
Jaques-Dalcroze |
(DEL BEN, 200125 DEL BEN, Luciana. (2001). A delimitação da educação musical como área de conhecimento: contribuições de uma investigação junto a três professoras de música do Ensino Fundamental. Em Pauta, Porto Alegre, v.12, n.18/19, p.65-93.) |
-- |
Alfred Schutz; Jussamara Souza; Rudolf-Dieter Kraemer; José Gimeno Sacristán |
(FERNANDES, 200131 FERNANDES, José Nunes. (2001). Caracterização da didática musical. Debates, Rio de Janeiro, n.4, p.49-74.) |
Lei n. 5.692/71, Parecer 4873/75, Parecer 672/69, PCN para o ensino fundamental |
-- |
(BEINEKE, 20019 BEINEKE, Viviane. (2001). O conhecimento prático do professor: uma discussão sobre as orientações que guiam as práticas educativo-musicais de três professoras. Em Pauta, Porto Alegre, v.12, n.18/19, p.95-129.) |
-- |
Freema Elbaz; Donald A. Schon |
(PENNA, 200247 PENNA, Maura. (set. 2002). Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.7, p.7-19.) |
Lei n. 9.394/96, 5.692/71, PCN para o ensino fundamental e PCN para o ensino médio |
-- |
(DEL BEN, 200226 DEL BEN, Luciana. (2002). Práticas pedagógico-musicais escolares: concepções e ações de três professoras de Música do ensino fundamental. Opus, [S.l.], n.8. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/opus/data/issues/archive/8/files/Ben/> Acesso em: 12 mar.2012. http://www.anppom.com.br/opus/data/issue...
) |
-- |
A. Schutz |
(WEICHSELBAUM, 200265 WEICHSELBAUM, Anete Susana. (2002). Tendências da educação e do currículo no final do século XX, metáforas utilizadas e conceito de mapa na obra de Keith Swanwick. Cadernos do Colóquio, Rio de Janeiro, v.5, n.1, p.44-61.) |
-- |
Pedro Demo; J. Gimeno Sacristán e William Doll Jr; Keith Swanwick |
(ARROYO, 20022 ARROYO, Margarete. (jun. 2002). Mundos musicais locais e educação musical. Em Pauta. Porto Alegre, v.13, n.20, p.95-122.) |
PCN para 3º e 4º ciclos do ensino fundamental e PCN para a Educação Infantil |
Ruth Finnegan |
(DUARTE; MAZZOTTI, 200229 DUARTE, Mônica de Almeida; MAZZOTTI, Tarso Bonilha. (set. 2002). Sobre os processos de negociação dos sentidos da música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.7, p.31-40.) |
-- |
Jean Jacques Nattiez |
(PENNA, 200348 PENNA, Maura. (set. 2003). Apre(e)ndendo músicas: na vida e nas escolas. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.9, p.71-79.) |
Lei n. 5.692/71, Lei n. 9.394/96, PCN para o ensino fundamental |
-- |
(MATEIRO, 200340 MATEIRO, Teresa. (jun. 2003). El debate sobre el practicum y su relación em la formación Del profesorado de música. Em Pauta. Porto Alegre, v.14, n.22, p.5-34.) |
-- |
A. Pérez Gómez, D. A. Schon; K. M. Zeichner |
(SOUZA et al, 200359 SOUZA, Jusamara et al. (2003). Práticas de aprendizagem musical em três bandas de rock. Per Musi, Belo Horizonte, v.7, p.68-75.): |
-- |
-- |
(BELLOCHIO, 200310 BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. (mar. 2003). A formação profissional do educador musical: algumas apostas. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.8, p.17-24.) |
Lei n. 9.394/96, Cita Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica |
-- |
(GOMES, 200338 GOMES, Celson Henrique Sousa. (mar. 2003). Formação e atuação de músicos de rua: possibilidades de atuação e de caminhos formativos. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.8, p.25-28.) |
-- |
Cláudia Bellochio |
(PENNA, 200449 PENNA, Maura. (mar. 2004). A dupla dimensão da política educacional e a música na escola: I - analisando a legislação e termos normativos. Revista da ABEM , Porto Alegre, v.10, p.19-28.) |
Lei n. 4.024/61, Lei n. 5.692/71, Lei n. 9.394/96, PCN para o ensino fundamental e médio, PCN para a educação infantil, Parecer CFE nº 1.284/73 e Resolução CFE nº 23/73 (termos normativos acerca do curso de Educação Artística), Parecer nº 540/77 |
Bárbara Freitag e Dermeval Saviani |
(SOUZA, 200460 SOUZA, Cássia Virgínia Coelho de. (2004). Educação Musical a Distância para professores das séries iniciais do ensino fundamental. Em Pauta. Porto Alegre, v.15, n.24, p.107-142.) |
Diretrizes Curriculares Nacionais, PCN, Lei n. 9.394/96 |
-- |
(VIEIRA et al, 200464 VIEIRA, Edna Aparecida Costa et al. (2004). O papel do fazer musical no ensino regular. Música Hodie, Goiânia, v.4, n.2, p.39-51.) |
-- |
-- |
(ARROYO, 20043 ARROYO, Margarete. (mar. 2004). Música na educação básica: situações e reações nesta fase pós-LDBEN/96. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.10, p.29-34.) |
Lei n. 9.394/96, Lei n. 5.692/71, cita boletim informativo da ABEM |
Maura Penna |
(FERNANDES, 200432 FERNANDES, José Nunes. (mar. 2004). Normatização, estrutura e organização do ensino da música nas escolas de educação básica do Brasil: LDBEN/96, PCN e currículos oficiais em questão. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.10, p.75-87.) |
Lei n. 9.394/96, Lei n. 5.692/71, PCN para o ensino fundamental, PCN-Artes, Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), a Constituição Nacional, uma série de documentos (currículos) estaduais e municipais |
Maura Penna; Keith Swanwick |
(FERNANDES, 200533 FERNANDES, José Nunes. (mar. 2005). Educação musical de jovens e adultos na escola regular: políticas, práticas e desafios. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.12, p.35-41.) |
Lei n. 9394/96, PCN-Arte para o ensino fundamental, EJA, Proposta Curricular para o 2º Segmento da Educação de Jovens e Adultos, cita outros documentos nacionais e municipais para a educação, como a Resolução nº 314, de 1988 |
Álvaro Vieira Pinto |
(DEL BEN, 200527 DEL BEN, Luciana. (2005). Um estudo com escolas da rede estadual de educação básica de Porto Alegre/RS: subsídios para a elaboração de políticas de educação musical. Música Hodie, Goiânia, v.5, n.2, p.65-89.) |
Lei n. 5.692/71, Lei n. 9.394/96, PCN para o ensino fundamental |
Liane Hentschke; A. Oliveira; Maura Penna |
(ÁLVARES, 20051 ÁLVARES, Sérgio Luís de Almeida. (mar. 2005) A educação musical curricular nas escolas regulares do Brasil: a dicotomia entre o direito e o fato. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.12, p.57-64.) |
Lei n. 9.394/96, cita Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais |
-- |
(SPANAVELLO; BELLOCHIO, 200562 SPANAVELLO, Caroline Silveira; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. (mar. 2005). Educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: analisando as práticas educativas de professores unidocentes. Revista da ABEM , Porto Alegre, v.12, p.89-98.) |
PCN, Lei n. 9.394/96 |
Cláudia Ribeiro Bellochio |
(ARROYO, 20054 ARROYO, Margarete. (set. 2005). Música na Floresta do Lobo. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.13, p.17-28, set.2005.) |
Lei n. 9.394/96 |
Tia DeNora |
(SILVA, 200658 SILVA, Helena Lopes da. (2006). Gênero, adolescência e música: um estudo de caso no espaço escolar. Em Pauta, Porto Alegre, v.17, n.28, p.71-92.) |
-- |
Lucy Green; Joan Scott; Guacira L. Louro |
(FRANÇA, 200634 FRANÇA, Cecília Cavalieri. (set. 2006). Do discurso utópico ao deliberativo: fundamentos, currículo e formação docente para o ensino de música na escola regular. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.15, p.67-79.) |
Lei n. 5.692/71, LDB 9.394/96 |
Keith Swanwick; Paddy Walsh |
(FUCCI-AMATO, 200636 FUCCI AMATO, Rita de Cássia. (2006). Breve retrospectiva histórica e desafios do ensino de música na educação básica brasileira. Opus, Campinas, SP, v.12, p.144-165.) |
Lei n. 4024/61, Lei n. 5.692/71, Lei n. 9.394/96, PCN, decreto federal de 1854 |
-- |
(OLIVEIRA, 200645 OLIVEIRA, Alda. (2006). Educação musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formação mais musical e um mundo mais humano. Claves, João Pessoa, n.2, p.31-45.) |
-- |
Keith Swanwick |
(SANTOS, 200655 SANTOS, Claudia Eboli Corrêa dos. (2006). Um olhar sobre as diferenças: cidadania, música e a escola inclusiva. Cadernos do Colóquio, Rio de Janeiro, v.8, n.1. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/coloquio/article/viewFile/122/86> Acesso em: 15 fev. 2012. http://www.seer.unirio.br/index.php/colo...
) |
Lei n. 9.394/96, PCN-Artes |
-- |
(BUSTOS, 200718 BUSTOS, María Angélica. (2007). Un itinerario reflexivo, semántico y didáctico, sobre interdisciplinariedad en Educación Musical: dos informes de investigación. Em Pauta, Porto Alegre, v.18, n.31, p.95-122.) |
-- |
Jean Piaget |
(FERREIRA, 200730 FERREIRA, Juliana Grassi Pinto. (2007). A influência da performance vocal no desenvolvimento das funções cognitivas e comunicativas da linguagem oral da criança. Per Musi, Belo Horizonte, n.15, p.72-77.) |
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil |
Pedro Bloch |
(QUEIROZ; MARINHO, 200751 QUEIROZ, Luís Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. (set. 2007). Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.17, p.69-76.) |
Lei n. 4.024/61, Lei n. 5.692 de 1971, Lei n. 9.394/96, PCN |
-- |
(BARBOSA, 20078 BARBOSA, Maria Flávia Silveira. (mar. 2007). Educação musical infantil: uma nova proposta. Claves, João Pessoa, n.3, p.74-82.) |
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) |
Dermeval Saviani; Lev Vigostki |
(BELLOCHIO; BEINEKE, 200711 BELLOCHIO, Claudia Ribeiro; BEINEKE, Viviane. (2007). A mobilização de conhecimentos práticos no estágio supervisionado: um estudo com estagiários de música da UFSM/RS e da UDESC/SC. Música Hodie, Goiânia, v.7, n.2, p.73-88.) |
Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica |
Donald A. Schön |
(PENNA, 200850 PENNA, Maura. (mar. 2008). Caminhos para a conquista de espaços para a música na escola: uma discussão em aberto. Revista da ABEM , Porto Alegre, v.19, p.57-64.) |
Lei n. 9.394/96, Lei n. 5.692/71, faz referência ao projeto de lei do Senado nº 330, de 2006 |
-- |
(FUCCI-AMATO; CARLINI, 200837 FUCCI AMATO, Rita de Cássia; CARLINI, Marcela Maia. (2008). A saúde vocal dos educadores musicais: um estudo comparativo com docentes atuantes na educação infantil e no ensino fundamental. Música Hodie, Goiânia, v.8, n.2, p.107-125.) |
Lei n. 11.769/08 |
-- |
(COSTA, 200821 COSTA, Patrícia Soares Santos. (2008). Coro Juvenil - uma alternativa para a educação musical dos adolescentes. Cadernos do Colóquio, Rio de Janeiro, v.9, n.1. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/coloquio/article/viewFile/226/216> Acesso em: 23 jan.2012. http://www.seer.unirio.br/index.php/colo...
) |
-- |
-- |
(SOUZA, 200861 SOUZA, Fernanda de. (2008). O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM , Porto Alegre, v.19, p.75-81.) |
-- |
-- |
(LIMA; TRAJANO, 200839 LIMA, Sonia Albano; TRAJANO, Alexandre. (2008). A perspectiva de ensino artístico projetada por H. Gardner e os Parâmetros Curriculares Nacionais (Arte) do ensino fundamental. Música Hodie. Goiânia, v.8, n.2, p.127-143.) |
Lei 11.769/08, PCN-Artes, LDB 5.692/71, LDB 9394/96 |
Howard Gardner; Eliane Leão |
(BARBOSA; FRANÇA, 20097 BARBOSA, Karla Jaber; FRANÇA, Maria Cecília Cavalieri. (set. 2009). Estudo comparativo entre a apreciação musical direcionada e não direcionada de crianças de sete a dez anos em escola regular. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.22, p.7-18.) |
-- |
Keith Swanwick |
(COUTO; SANTOS, 200922 COUTO, Ana Carolina Nunes; SANTOS, Israel Rodrigues Souza. (jun. 2009). Por que vamos ensinar Música na escola? Reflexões sobre conceitos, funções e valores da Educação Musical Escolar. Opus, Goiânia, v.15, n.1, p.110-125.) |
Lei n. 11.769/08 |
Keith Swanwick; Liane Hentschke; Maura Penna |
(CERQUEIRA, 200920 CERQUEIRA, Daniel Lemos. (2009). O arranjo como ferramenta pedagógica no ensino coletivo de piano. Música Hodie, Goiânia, v.9, n.1, p.129-140.) |
Lei n. 11.769/08 e Lei n. 5.692/71 |
Maria Isabel Montandon |
(AZEVEDO, 20095 AZEVEDO, Maria C. de C. Cascelli de. (2009). Educação musical e cultura musical: diálogo entre o filme Escola de Rock e Bernard Charlot. Música em Contexto, Brasília, n.III, p.93-117.) |
Lei n. 9.394/96, Lei n. 11.769/08 |
Bernard Charlot |
(CASTRO, 200919 CASTRO, Vanessa Weber de. (2009). A música nas escolas públicas estaduais da região metropolitana do Rio de Janeiro. Cadernos do Colóquio, Rio de Janeiro, v.10, n.1, p.134-142.) |
Lei n. 11.769/08, PCN-Artes, Decreto Federal nº 630 de 1851, Decreto Federal nº 1.331 A de 1854, Decreto nº 981 de 1890, Decreto nº 19.890 de 1931, Lei n. 4.024 de 1961, Lei n. 5.692 de 1971, Lei n. 9.934/96 |
-- |
(SEBBEN; SUBTIL, 201057 SEBBEN, Egon Eduardo; SUBTIL, Maria José. (mar. 2010). Concepções de adolescentes de 8ª série sobre música: possíveis implicações para a implementação das práticas musicais na escola. Revista da ABEM , Porto Alegre, v.23, p.48-57.) |
Lei n. 5.692/71, Lei n. 11.769/08, Lei n. 11.274/06 |
Eco e Merriam |
(BENEDETTI; KERR, 201012 BENEDETTI, Kátia Simone; KERR, Dorotea Machado. (2010). A Educação Musical sob a Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Música Hodie, Goiânia, v.10, n.2, p.71-90.) |
-- |
N. Duarte; Dermeval Saviani |
(QUEIROZ; MARINHO, 201052 QUEIROZ, Luís Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. (2010). A formação continuada de professores de música no contexto da educação nacional. Ictus, [S.l.], v.11, n.2, p.100-119.) |
Cita documentos do Ministério da Educação, Resolução nº 009/2006, Lei n. 11.274, sobre a mudança de estrutura do ensino fundamental de 8 para 9 anos |
-- |
(CUERVO; PEDRINI, 201023 CUERVO, Luciane; PEDRINI, Juliana. (set. 2010). Flauteando e Criando: reflexões e experiências sobre criatividade na aula de música. Música na educação básica, Porto Alegre, v.2, n.2, p.48-61.) |
-- |
-- |
(FRANÇA, 201035 FRANÇA, Cecília Cavalieri. (set. 2010) Dizer o "dizível": avaliação sistêmica em música na escola regular. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.24, p.94-106.) |
PCN |
-- |