SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2The use of 16s rDNA methods in soil microbial ecologyA suitable procedure to choose antimicrobials as controlling agents in fermentations performed by bacteria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

TAKAHASHI, Jacqueline Aparecida; BARROSO, Henrique de Almeida  and  OLIVEIRA, Alaíde Braga de. Otimização do processo de bioconversão de compostos diterpênicos pelo fungo Cephalosporium aphidicola. Braz. J. Microbiol. [online]. 2000, vol.31, n.2, pp. 83-86. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822000000200003.

Condições otimizadas para a biotransformação de compostos diterpênicos pelo fungo Cephalosporium aphidicola foram determinadas, realizando-se incubações em microescala nas quais variaram-se parâmetros como o tempo de incubação e a quantidade de substrato adicionado. A velocidade (índice) de bioconversão foi monitorada analisando-se os extratos de cultivo através de cromatografia em camada delgada e cromatografia gasosa. Os resultados obtidos mostraram que, para melhores rendimentos, o substrato deve ser adicionado em solução etanólica, na concentração de 15-30 mg por 100 mL de meio de cultura. A extração de produtos deve ser realizada com acetato de etila, a partir da fase aquosa e do micélio, no sexto dia após a adição do substrato. Estes resultados podem ser utilizados como um roteiro para incubações de compostos estruturalmente semelhantes com o fungo Cephalosporium aphidicola.

Keywords : Cephalosporium aphidicola; biotransformação; diterpenos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English