SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Avaliação da eficiência do SimPlate™ Total Plate Count Color Indicator (TPC CI) para enumeração de microrganismos aeróbios mesófilos em leite pasteurizadoInativação de Escherichia coli O157:H7 em hambúrgueres submetidos à irradiação gama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Microbiology

versão impressa ISSN 1517-8382

Resumo

BELOTI, Vanerli et al. Uso do Readycult™ para enumeração de coliformes totais e Escherichia coli em leite. Braz. J. Microbiol. [online]. 2002, vol.33, n.1, pp. 49-52. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822002000100010.

O Readycult™ - LMX é um método rápido, que permite resultados em 24h para detecção de coliformes totais e Escherichia coli. Indicado para detecção destes microrganismos em água, baseia-se em reações de enzimas específicas dos coliformes com nutrientes-indicadores do meio. O objetivo deste trabalho foi estudar sua utilização para enumeração de coliformes e E. coli em leite. 125 amostras de leite cru e pasteurizado coletadas na cidade de Londrina, PR, Brasil, foram submetidas à determinação do Número Mais Provável (NMP) de coliformes totais e E. coli pela técnica de tubos múltiplos, utilizando-se simultaneamente o Caldo Lactosado Bile Verde Brilhante (CLBVB) e o Readycult™ - LMX. A análise estatística indicou uma correlação entre os resultados obtidos pelos dois métodos de 0,8224 para coliformes totais e de 0,8603 para E. coli. Observou-se que o Readycult™ - LMX e o CLBVB deram resultados semelhantes, mas o Readycult™ - LMX foi mais fácil de ser utilizado. Além disso, os resultados foram mais rapidamente obtidos (24h).

Palavras-chave : Readycult™ - LMX; X-GAL; MUG; leite; Escherichia coli; coliformes totais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês