SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Fungos toxigênicos em feijão (Phaseolus vulgaris L.) classes preto e cores cultivado no Estado de Santa Catarina, BrasilVariabilidade de colônias isoladas de estirpes de Rhizobium efetivas na nodulação do feijoeiro, antes de após exposição temperatura elevada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Microbiology

versão impressa ISSN 1517-8382versão On-line ISSN 1678-4405

Resumo

FREIRE, Francisco das Chagas Oliveira  e  OFFORD, Lisa. Bactérias e leveduras associadas a amêndoas de cajueiro, de castanha-do-Brasil e à pimenta-do-reino preta e branca. Braz. J. Microbiol. [online]. 2002, vol.33, n.2, pp.145-148. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822002000200009.

Um total de 13 gêneros de bactérias e 2 de leveduras foi detectado a partir de amêndoas de castanha de cajueiro, de amêndoas de castanha-do-Brasil e de pimenta-do-reino preta e branca produzidas no Brasil. O gênero bacteriano mais freqüentemente encontrado foi o Bacillus, com 8 espécies. As leveduras Pichia sp., P. guillermondii e Rhodotorula sp., isoladas somente a partir de amêndoas de cajueiro, apresentaram populações mais elevadas que as de bactérias. Bacillus cereus, Salmonella typhimurium e Staphylococcus aureus foram também detectadas em amêndoas de cajueiro e de castanha-do-Brasil.

Palavras-chave : população microbiana; amêndoas de cajueiro; castanha-do-Brasil; pimenta-do-reino; bactérias; leveduras.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons