SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Sphenospora Kevorkianii, a rust fungus (Uredinales: Raveneliaceae) on the orchid Pleurothallis mentigeraSensitivity of AMPLICOR MTB on direct detection of Mycobacterium tuberculosis in smear-negative specimens from outpatients in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

GARCIA, Doroti de Oliveira et al. Proteases (caseinase e elastase), hemolisinas, adesão e sensibilidade a antimicrobianos em cepas de Stenotrophomonas maltophilia isoladas de amostras clínicas. Braz. J. Microbiol. [online]. 2002, vol.33, n.2, pp. 157-162. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822002000200012.

Quarenta e seis amostras de S. maltophilia obtidas de amostras clínicas foram estudadas quanto à produção de protease (caseinase e elastase), atividade hemolítica, adesão a células HEp-2, ao plástico e ao vidro. A sensibilidade aos agentes antimicrobianos também foi avaliada. A maioria das amostras foi obtida de secreções do trato respiratório de pacientes em uso de "dispositivos" médicos. Todas as amostras foram capazes de hidrolisar a caseína após o crescimento a 30ºC e 37ºC por 16-18hs. Após 72 hs, todas as amostras apresentaram atividade hemolítica após 96hs de incubação em ambas as temperaturas. A maior atividade hemolítica foi verificada com o sangue de coelho; após 96hs, 61% e 98% das amostras apresentaram b-hemólise a 30ºC e 37ºC, respectivamente. Todas as amostras foram sensíveis ao sulfametoxazol-trimetoprim e resistentes à maioria dos antimicrobianos b-lactâmicos testados. Através do método de diluição em ágar, S. maltophilia mostrou uma alta sensibilidade à ticarcilina-ácido clavulânico e uma menor sensibilidade à ciprofloxacina do que pelo método de difusão em ágar. As amostras mostraram adesão às células HEp-2, ao plástico e ao vidro. A atividade proteolítica e adesão a superfícies inanimadas detectadas em S. maltophilia podem estar relacionadas à patogênese desta bactéria. A colonização de "dispositivos" médicos favorece o desenvolvimento de infecções hospitalares.

Keywords : Stenotrophomonas maltophilia; proteases; elastase; hemolisinas; adesão; agentes microbianos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English