SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Bacterioplancton in different tides of the Perequê tidal creek, Pontal do Sul, Paraná, BrazilSimple homemade apparatus for harvesting uncultured magnetotactic microorganisms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

MARCHETTO, Margarida et al. Estimativa da microbiota desnitrificante em tratamento terciário de esgoto sanitário e cinética do processo de desnitrificação com diferentes fontes de carbono. Braz. J. Microbiol. [online]. 2003, vol.34, n.2, pp. 104-110. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822003000200003.

O estudo da cinética do processo de desnitrificação foi realizado em laboratório a partir da quantificação de N2O, produto final da atividade de organismos desnitrificantes, quando acetileno bloqueou a redução enzimática de N2O para N2. Foram utilizados, como inóculo, licor misto concentrado (lodo proveniente de reator com aeração intermitente tratando esgoto sanitário) e, como fontes de carbono: metanol, ácido acético, glicose, esgoto efluente de reator anaeróbio de leito expandido/fluidificado e substrato sintético simulando esgoto sanitário. A concentração média de nitrato foi de 20 mg/L. Entre 0,5h e 2,0h de incubação, ocorreram máximos de produção de N2O e de consumo de NO3-, com todas as fontes de carbono usadas, caracterizando o processo de desnitrificação. Ácido acético e metanol foram responsáveis pelas maiores velocidades de produção de N2O. Os números estimados de microrganismos desnitrificantes no reator com aeração intermitente, empregando a técnica de NMP, variaram entre 109 a 1010 NMP/g.SSV, indicando elevado potencial para a ocorrência da desnitrificação.

Keywords : atividade desnitrificante; bactérias desnitrificantes; desnitrificação; tratamento terciário de esgoto sanitário.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English