SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Estimate of denitrifying microbiota in tertiary sewage treatment and kinetics of the denitrification process using different sources of carbonGenetic variability of brazilian Alternaria spp. isolates as revealed by RAPD analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

LINS, Ulysses et al. Aparato simples para captura de microrganismos magnetotácticos não cultivados. Braz. J. Microbiol. [online]. 2003, vol.34, n.2, pp. 111-116. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822003000200004.

Descrevemos um aparato simples para a captura de microrganismos magnetotácticos não cultivados. Este aparato consiste em um recipiente de vidro com duas aberturas. Uma abertura maior na parte superior é usada para introduzir o sedimento e a água. O sedimento e a água são previamente armazenados em um recipiente semitampado, previamente testado para a presença de bactérias magnetotácticas. O aparato é exposto a um campo magnético, devidamente alinhado, em uma bobina feita a mão e as bactérias são removidas pela extremidade capilar da segunda abertura do recipiente. As bactérias coletadas podem então ser usadas em estudos ultraestruturais usando a técnica de imagem espectroscópica eletrônica. Um grande número de bactérias consistindo de cocos e bastonetes foi eficientemente coletado de diferentes ambientes. Este aparato é útil para estudos microbiológicos sobre microrganismos magnetotácticos não cultiváveis, especialmente em abordagens moleculares para investigações filogenéticas que fornecem informações sobre a diversidade natural de comunidades microbianas.

Keywords : Bactérias magnetotácticas; captura de bactérias não cultivadas; microscopia eletrônica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English