SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue4Extended-spectrum beta-lactamases in Klebsiella spp and Escherichia coli obtained in a Brazilian teaching hospital: detection, prevalence and molecular typingComparison of experimental competitive-exclusion cultures for controlling Salmonella colonization in broiler chicks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

TAMEHIRO, Claudia Yurika; ALFIERI, Alice Fernandes; MEDICI, Cristina  and  ALFIERI, Amauri Alcindo. Vírus com genoma RNA fita-dupla segmentado em fezes de frangos de corte. Braz. J. Microbiol. [online]. 2003, vol.34, n.4, pp. 344-348. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822003000400013.

A técnica de eletroforese em gel de poliacrilamida foi utilizada com o objetivo de identificar vírus com genoma contituído por RNA de fita dupla (dsRNA) segmentado, em material fecal de frangos de corte. Foram analisadas 378 amostras de fezes de aves, com idade entre a primeira e sétima semanas de vida, provenientes de granjas avícolas localizadas no Estado do Paraná, Brasil. dsRNA com perfil de migração característico de rotavírus (AvRV), reovírus (ARV) ou picobirnavírus (PBV), foi identificado em 32 (8,5%), 7 (1,8%) e 13 (3,4%) amostras, respectivamente. AvRV e ARV ocorreram com maior freqüência em aves com até um mês de idade e estiveram diretamente relacionados a fezes diarréicas e pastosas, provenientes de aves com sinais clínicos de enterite. Considerando-se apenas as amostras de fezes colhidas em aves com diarréia, o AvRV foi detectado em 37,8% (14/37) e o ARV em 13,5% (5/37) da amostragem analisada. Em fezes com aspectos normais (controle) obtidas de aves clinicamente sadias, o AvRV foi identificado em apenas 1,5% (4/274) e o ARV não foi detectado. O ácido nucléico do PBV foi detectado com maior freqüência em fezes pastosas colhidas de aves com duas a sete semanas de vida. O AvRV apresentou grande variabilidade eletroforética dos segmentos de dsRNA, tendo sido identificados nove eletroferotipos distintos. Não foram observadas variações no perfil genômico nas amostras de ARV e também de PBV.

Keywords : Rotavírus aviário; reovírus aviário; picobirnavírus aviário; frango de corte; diarréia; EGPA.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English