SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Composition and antimicrobial activity of essential oils from aromatic plants used in BrazilFungal flora of the digestive tract of Rhodnius prolixus, Rhodnius neglectus, Diptelanogaster maximus and Panstrongylus megistus, vectors of Trypanosoma cruzi, Chagas, 1909 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

ZILLI, Jerri Édson et al. Avaliação da diversidade de rizóbios nodulantes de caupi em áreas de Cerrado do nordeste do Brasil. Braz. J. Microbiol. [online]. 2004, vol.35, n.4, pp. 281-287. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822004000300002.

Com o objetivo de contribuir com a otimização do processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN) na cultura do caupi (Vigna unguiculata (L) Walp) no Cerrado do nordeste brasileiro, a diversidade de isolados de rizóbio obtidos em oito áreas de Cerrado com rotação de cultura bianual com soja, arroz e caupi. Foram realizadas caracterizações morfológicas (produção de muco e morfologia das colônias), genotípicas baseadas em ARDRA do 16S rDNA e resistência a antibióticos. Os resultados da caracterização morfológica mostraram uma correlação inversamente proporcional (p < 0,05) do índice de diversidade de Shannon-Waver com o número de cultivos de leguminosas (caupi e soja). Os dados de ARDRA mostraram que no Cerrado nativo somente foram observados isolados de Bradyrhizobium elkanii, corroborando com dados da literatura. Nas áreas onde haviam sido cultivadas leguminosas ocorreram dois fatos distintos; onde somente cultivou-se soja houve maior proporção de B. japonicum e onde cultivou-se soja e caupi, ocorreu maior proporção de B. elkanii. A análise de resistência a antibióticos mostrou cinco diferentes perfis de resistência. Maior resistência de Bradyrhizobium spp. foi encontrada em áreas cultivadas há mais tempo, e menor na área nativa e/ou áreas com poucos cultivos. De forma geral, pode-se observar uma relação inversa entre a diversidade de rizóbios e a resistência a antibióticos. Como a menor diversidade foi observada em áreas com maior número de cultivos de leguminosas, sugere-se que a presença da leguminosa pode favorecer condições ecológicas específicas, nas quais determinados grupos de rizóbios adquirem características competitivas importantes para seu estabelecimento.

Keywords : diversidade; Bradyrhizobium; Cerrado; caupi; resistência a antibiótico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English