SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Antimycobacterial activity of the antiinflammatory agent diclofenac sodium, and its synergism with streptomycinScanning electron microscopy of conidia of Trichoderma stromaticum, a biocontrol agent of witches' broom disease of cocoa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

CHAVES, Guilherme M.; CAVALCANTI, Maria Auxiliadora de Q.; CARNEIRO-LEAO, Ana Maria dos A.  and  LOPES, Silvia L.. Modelo de infecção experimental em camundongos albino swiss (Mus musculus) sadios e imunossuprimidos utilizando cepas de Candida albicans com diferentes padrões de atividade enzimática. Braz. J. Microbiol. [online]. 2004, vol.35, n.4, pp. 311-315. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822004000300010.

Com o objetivo de avaliar a virulência de Candida albicans in vivo, foram selecionadas duas cepas de acordo com a atividade enzimática de fosfolipase e protease, para utilização em modelo de infecção experimental. Utilizou-se um isolado de secreção vaginal, estocado na Micoteca URM por 43 anos com alta atividade de fosfolipase (Pz=0.217) e de protease (1.386 U.mL-1), e outro recém-isolado de secreção orofaríngea de paciente com AIDS, o qual apresentou baixa atividade de fosfolipase (Pz=0.482) e de protease (0.780 U.mL-1). As amostras foram inoculadas por via intra-peritoneal em camundongos (Mus musculus) na presença e ausência de imunossupressão e a infecção foi avaliada durante 21 dias. A cada 72 h foram assepticamente removidos o fígado, baço, pulmões e rins e coletado o sangue desses animais. Foi quantificado o número de unidades formadoras de colônias (u.f.c.) recuperadas de cada órgão e realizada avaliação histopatológica dos mesmos. A cepa recém-isolada mostrou-se mais virulenta in vivo, quanto ao número de culturas positivas e à severidade das lesões observadas ao exame histopatológico. Não foi observada correlação entre a atividade enzimática in vitro e a virulência in vivo.

Keywords : Candida albicans; enzimas extracelulares; virulência; infecção experimental.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English