SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Influence of initial L-asparagine and glycerol concentrations on the batch growth kinetics of Mycobacterium bovis BCGHuman respiratory syncytial virus detection in children admitted at a community hospital in Botucatu, SP, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

BOAVENTURA, Maria Amélia D.; LOPES, Rosiane F.A.P.  and  TAKAHASHI, Jacqueline A.. Microrganismos como ferramentas na química moderna: a biotransformação da 3-indolilacetonitrila e triptamina por fungos. Braz. J. Microbiol. [online]. 2004, vol.35, n.4, pp. 345-347. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822004000300014.

O uso de microrganismos para a realização de reações químicas tem sido explorado como uma ferramenta moderna em química. Neste trabalho explorou-se a habilidade dos fungos Beauveria bassiana e Aspergillus niger de modificarem quimicamente a estrutura de compostos indólicos, uma classe de substâncias com diversas atividades biológicas relatadas. A 3-indolacetonitrila foi reduzida, com formação do 3-metilindol por Beauveria bassiana, enquanto Aspergillus niger converteu a triptamina em um derivado oxidado, a 5-hidroxiindol-3-acetamida. A oxidação ocorreu somente no experimento sob agitação e provavelmente está relacionada ao alto grau de oxigenação da reação. A ocorrência de redução e oxidação de derivados indólicos ilustra bem a versatilidade do uso de microorganismos para a condução de uma grande variedade de reações químicas de interesse industrial.

Keywords : biotransformações; Beauveria bassiana; Aspergillus niger; 3-indolacetonitrila; triptamina.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English