SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Identification and molecular characterization of the infectious bursal disease virus (IBDV) from an outbreak in a broiler flock in midwestern BrazilAntibiotic susceptibility of Moraxella bovis recovered from outbreaks of Infectious Bovine Keratoconjunctivitis in Argentina, Brazil and Uruguay between 1974 and 2001 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

VILLAFANE, Isabel E. Gómez et al. Avaliação dos riscos sanitários de ratos (Rattus norvegicus) e gambás (Didelphis albiventris) em diferentes granjas avícolas na Argentina. Braz. J. Microbiol. [online]. 2004, vol.35, n.4, pp. 359-363. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822004000300017.

A prevalência de Trichinella spiralis, Leptospira spp. e Salmonella spp. foi estudada em ratos e gambás que habitam granjas avícolas da região de Exaltación de la Cruz, Buenos Aires, Argentina, com o objetivo de determinar o potencial risco sanitário para pessoas que ficam em contato com esses animais. O estudo foi realizado entre a primavera de 1999 e o inverno de 2001 em 48 granjas avícolas. O estudo em gambás iniciou-se no inverno de 2000. Foram capturados 152 Rattus norvegicus, 3 Rattus rattus, 16 Didelphis albiventris e 1 Lutreolina crassicaudata. Registrou-se a presença de ratos e de gambás em 70% e 27% das granjas estudadas, respectivamente. A percentagem de granjas com ratos foi independente da presença ou da ausência de suínos. Não foi detectada a presença de Leptospira spp. e de Trichinella spiralis em nenhum animal avaliado. Foi detectada, porém, a presença de Salmonella Enteritidis em um Rattus norvegicus e em um Didelphis albiventris. Nas condições em que esse estudo foi realizado, os nossos resultados indicam que ratos e gambás que habitam granjas avícolas não constituem um fator de risco na transmissão de Trichinella e de Leptospira. A detecção de Salmonella Enteritidis tanto em ratos quanto em gambás, porém, sugere a necessidade de aplicar medidas profiláticas em granjas avícolas para maior controle desse agente.

Keywords : zoonose; Salmonella; granjas avícolas; ratos; gambás.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English