SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Benzene, toluene and xylene biodegradation by Pseudomonas putida CCMI 852Isolation and partial characterization of a mutant of Bacillus thuringiensis producing melanin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382On-line version ISSN 1678-4405

Abstract

OLIVEIRA, Arlem Nascimento de  and  OLIVEIRA, Luiz Antonio de. Dinâmica sazonal de fungos micorrízicos arbusculares em plantas de Theobroma grandiflorum Schum e Paullinia cupana Mart. de um sistema agroflorestal na Amazônia Central, Amazonas, Brasil. Braz. J. Microbiol. [online]. 2005, vol.36, n.3, pp.262-270. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822005000300011.

A dinâmica sazonal de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) foi investigada na rizosfera de duas espécies frutíferas em um ecossistema de terra firme na Amazônia Central. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2 x 9, onde os fatores representaram duas espécies frutíferas (Theobroma grandiflorum e Paullinia cupana) e nove meses de coleta (agosto, setembro e dezembro/1998, fevereiro, abril, maio e dezembro/1999, fevereiro e maio/2000), com cinco repetições. O percentual de colonização micorrízica para as duas espécies atingiu valores máximos nos meses de fevereiro e maio de 2000 (estação chuvosa). Similarmente, nos meses de abril e maio de 1999, fevereiro e maio de 2000 (estação chuvosa) foram registrados os maiores números de esporos de FMA para ambas espécies. A precipitação pluvial foi significativamente e positivamente correlacionada com o número de esporos para as duas espécies, e significativamente correlacionada apenas com a colonização micorrízica de P. cupana. O teor de umidade do solo foi positivamente correlacionado com o número de esporos e colonização por FMA para ambas espécies. A colonização micorrízica e o número de esporos de FMA foram positivamente correlacionados com os teores de Mg e K no solo. O número de esporos foi ainda negativamente correlacionado com a CTC efetiva do solo. A colonização micorrízica e o número de esporos de FMA na rizosfera de P. cupana foram positivamente correlacionadas com o pH e a concentração de Mn no solo. A colonização micorrízica foi também positivamente correlacionada com o número de esporos de FMA para as duas espécies avaliadas. Em conclusão, esse estudo mostrou que tanto a colonização micorrízica como a esporulação são sazonais e dependentes da espécie de planta hospedeira, precipitação pluvial, teor de umidade e da química do solo, nas condições da Amazônia Central.

Keywords : fungos micorrízicos arbusculares; Theobroma grandiflorum; Paullinia cupana; sistema agroflorestal; Amazônia Central.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License