SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Isolation of a lipase-producing Trichosporon spp and enzyme extraction by two-phase aqueous systemMorphological and molecular differentiation of the pectinase producing fungi Penicillium expansum and Penicillium griseoroseum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

MALDONADE, Iriani R.; SCAMPARINI, Adilma R. P.  and  RODRIGUEZ-AMAYA, Délia B.. Seleção e caracterização de leveduras produtoras decarotenóides na região de Campinas, Brasil. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.1, pp. 65-70. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000100014.

Este trabalho teve como objetivo selecionar e identificar leveduras encontradas no Brasil capazes de produzir carotenóides. As leveduras pigmentadas foram isoladas de amostras de solos, folhas, frutos, flores e um alimento processado. As amostras foram colocadas em frascos de erlenmeyer, contendo meio de Extrato de Malte e Levedura (YM), e incubadas a 30ºC. Após 48 horas, as amostras foram inoculadas em placas de petri contendo meio YM ágar e incubadas a 30ºC por 120 horas. As colônias, que apresentaram coloração entre amarelo e vermelho, foram transferidas para os tubos de culturas, contendo meio YM ágar e incubadas a 30ºC por 72 horas. Das 242 amostras, somente cinco delas apresentaram coloração intensa entre amarelo e vermelho. Estas colônias de leveduras foram reisoladas, em placas de petri contendo YM ágar e, posteriormente, transferidas para tubos de ensaios contendo GPYM ágar. A identificação das leveduras, baseada nas características morfológicas, de reprodução, além dos testes fisiológicos e bioquímicos, classificou quatro linhagens como Rhodotorula mucilaginosa e uma como Rhodotorula graminis. Os principais pigmentos extraídos destas linhagens foram identificados através da análise de cromatografia de alta eficiência como b-caroteno e toruleno. As linhagens de leveduras mostraram potencial como microrganismos promissores para a produção comercial de carotenóides por fermentação.

Keywords : Carotenóide; identificação; levedura; Rhodotorula; fermentação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English