SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Effect of substrate feeding on production of fructosyltransferase by Penicillium purpurogenum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

SANTOS FILHO, Lauro; KUTI, Joseph L.  and  NICOLAU, David P.. Utilização de princípios de farmacocinética e farmacodinâmica na otimização do tratamento antimicrobiano com relação à resistência emergente. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.2, pp. 183-193. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000200001.

A eficácia antimicrobiana in vivo não pode ser definida exclusivamente pela atividade de um antibiótico determinada por um teste de sensibilidade in vitro. O conhecimento da farmacocinética e farmacodinâmica dos antimicrobianos, assim como de todos os fenômenos que ocorrem entre agentes antimicrobianos e microrganismos é fundamental na interpretação de alguns resultados. Os parâmetros farmacodinâmicos (PD) mais frequentemente usados nos estudos do efeito dos antibióticos incluem os seguintes relacionamentos: a concentração livre máxima (fCmax) com relação à concentração inibitória mínima (CIM), a área livre sob a curva (fAUC/CIM) e a duração do tempo em que a concentração livre excede a CIM (fT> CIM). A utilização dos dados conhecidos de farmacocinética/farmacodinâmica devem ajudar a otimizar o resultado dos tratamentos adotados, especialmente com relação à resistência emergente entre as bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Os estudos clínicos no campo da farmacodinâmica dos antimicrobianos ainda são relativamente escassos, e muita informação é necessária para permitir estratégias de dosagem relevantes para todos os tipos de antibióticos contra a todas as infecções e microorganismos comuns. Nesta revisão, os padrões distintos da atividade antimicrobianabaseado em parâmetros de farmacodinâmica são discutidos. Vários antibióticose patógenos bacterianos podem ser usados como modelos para demonstrar a utilidadede parâmetros de farmacodinâmica em predizer a eficácia in vivo da terapia antimicrobiana. E finalmente, o uso da modelagem computadorizada utilizando a simulação de Monte Carlo em determinadas populações podem realçar ainda mais o valor preditivo e a eficácia antimicrobiana quando se utilizam parâmetros de farmacodinâmica nas interpretações.

Keywords : antibiótico; bactérias; farmacodinâmica; resistência.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English