SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Employing pharmacokinetic and pharmacodynamic principles to optimize antimicrobial treatment in the face of emerging resistanceThermal and mechanical shocks affecting the first flush of production of Lentinula edodes on Eucalyptus saligna logs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

DHAKE, A.B.  and  PATIL, M.B.. Efeito da adição de substrato sobre a produção de frutosiltransferase pelo Penicillium purpurogenum. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.2, pp. 194-199. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000200002.

Penicillium purpurogenum foi identificado como produtor extracellular e intracelular de frutosiltransferase. O microrganismo também é capaz de produzir uma enzima hidrolítica de sacarose. Sacarose foi identificada como a melhor fonte de carbono para a produção de frutosiltransferase. A produção máxima de frutosiltransferase extracelular e intracelular foi observada após o 3º e 4º dia de cultivo, respectivamente. Atividade ótima da enzima foi observada na temperatura de 55º C e pH 5,5. A adição de amino ácidos, como leucina, induziu ligeiro aumento na produção extracelular de frutosiltransferase, enquanto que histidina e leucina induziram um pequeno aumento na produção da frutosiltransferase intracelular. Observou-se aumento na produção de frutosiltransferase por Penicillium purpurogenum quando a quantidade de sacarose era restaurada por adição do carboidrato ao meio de cultura durante o período de produção.

Keywords : frutooligossacarídeos; frutosiltransferase; Penicillium purpurogenum.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English