SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Production and characterization of an enzyme complex from a new strain of Clostridium thermocellum with emphasis on its xylanase activityCharacterization of fungal inoculum used in soil bioremediation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

ANDRADE, Meire Cristina Nogueira de et al. Produtividade, eficiência biológica e número de cogumelos de A. blazei em composto na presença dos contaminantes Trichoderma sp. e C. olivacearum. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.2, pp. 243-247. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000200010.

Foi avaliado o efeito dos fungos contaminantes Trichoderma sp. e C. olivacearum na produtividade, eficiência biológica e número de cogumelos da produção do A. blazei em composto (mistura de cana-de-açúcar, palha de capim coast-cross, farelo de soja, gesso e calcário calcítico). O delineanamento foi inteiramente casualizado com três tratamentos (Trichoderma sp., C. olivacearum e testemunha) e oito repetições (caixa com 12 kg de composto colonizado com A. blazei). Após a colonização do composto pelo A. blazei, adicionou-se 150g de inóculo à base de triticale de cada um dos fungos contaminantes na superfície do composto seguido da camada de cobertura. O experimento foi conduzido em estufa com cobertura plástica, umidade relativa entre 60-90% e temperatura de 20-34ºC. A produtividade foi determinada pela relação entre a massa fresca de basidiomas e a massa úmida do composto. A eficiência biológica foi determinada pela relação entre a massa fresca de basidiomas e a massa seca do composto ao final do período de colheita. De acordo com os resultados obtidos, os fungos contaminantes C. olivacearum e Trichoderma sp. não afetaram a produtividade, eficiência biológica e número de cogumelos da produção do A. blazei em compostos previamente colonizados.

Keywords : Agaricus blazei; Chaetomium olivacearum; Trichoderma sp.; contaminantes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English