SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Effect of different methods of sterilization on the inactivation of bacterial endotoxin (LPS) in endodontic filesGenetic relatedness among clinical strains of Stenotrophomonas maltophilia in tertiary care hospital settings in São Paulo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

OTMAN, J.; PERUGINI, M.E.; TOGNIM, M.C.B.  and  VIDOTTO, M.C.. Características fenotípicas atípicas de isolados de Klebsiella pneumoniae de um surto na unidade de terapia intensiva neonatal, no Brasil. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.2, pp. 273-277. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000200016.

Isolados de Klebsiella sp. produtora de b-lactamase de espectro estendido (ESBL), responsável por um surto na Unidade Neonatal de Terapia Intensiva (UNTI) do Hospital Universitário de Londrina, Paraná, Brasil apresentaram características fenotípicas atípicas que dificultaram sua identificação e a diferenciação entre as espécies Klebsiella pneumoniae e Enterobacter aerogenes. Dez isolados foram identificados como K. pneumoniae devido às reações negativas para motilidade e produção de enzimas b-lactamases (ESBL e AmpC). Embora apresentassem teste positivo para ornitina descarboxilase. Estes isolados foram genotipados por ribotipagem e por reação em cadeia da polimerase (PCR) com oligonucleotídeos para "repetitive extragenic palindromic sequences" (REP). A ribotipagem com as enzimas de restrição EcoRI e Pvu II detectou o ribotipo de K. pneumoniae subespécie pneumoniae RIBO1 222-36-S-5. A técnica de REP-PCR mostrou que os isolados do surto foram similares, pertencentes a um grupo com 100% de similaridade, e apresentaram mais de 70% de similaridade com amostras padrão de K. pneumoniae (ATCC 13883 e 10031), e 25% de similaridade com E. aerogenes CDC 1680. Concluindo, os isolados do surto da NICU mostraram se geneticamente relacionados e foram identificados como Klebsiella pneumoniae, embora apresentassem ornitina descarboxilase, característica atípica para esta espécie de Klebsiella.

Keywords : Klebsiella pneumoniae; REP-PCR; variabilidade genética; ornitolítica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English