SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Atypical phenotypic characteristics of klebsiella pneumoniae isolates from an outbreak in a neonatal intensive care unit in BrazilFusarium lateritium (NEES) as an agent of fungemia in a patient infected with the human immunodeficiency virus (HIV) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

ALMEIDA, Margarete Teresa Gottardo et al. Relação genética entre isolados clínicos de Stenotrophomonas maltophilia em hospitais terciários do Estado de São Paulo, Brasil. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.2, pp. 278-284. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000200017.

Stenotrophomonas maltophilia é um bacilo Gram-negativo, conhecido como importante patógeno nosocomial. O principal objetivo desse estudo foi avaliar a relação genética, através da análise randômica do polimorfismo de DNA (RAPD) e eletroforese em gel de campo pulsado (PFGE), de 86 isolados clínicos de S. maltophilia (22 de colonização, 64 de infecção) obtidos de 79 pacientes hospitalizados em diferentes regiões geográficas do estado de São Paulo. A análise genotípica foi realizada através da técnica RAPD e o PFGE foi usado em 24 isolados para confirmar a identidade genética dos mesmos. Os resultados foram coerentes entre os dois métodos, mas não foi possível correlacionar um perfil genético com as variáveis estudadas, estado clínico e área geográfica, provavelmente pela ampla variabilidade entre as linhagens. A análise por PFGE confirmou a identidade genética em 5 pares de microrganismos e o RAPD, neste estudo, mostrou ser uma ferramenta útil para investigação da diversidade, possibilitando identificar 85 perfis genéticos. A diversidade genética observada através do RAPD pode ser devido à re-infecção por diferentes linhagens ou co-infecção por linhagens distintas, sugerindo múltiplas fontes de entrada da bactéria no hospital ou de aquisição pelo paciente. Nesse ambiente, a colonização, infecção e re-infecção ocorrem com freqüência, o que leva à necessidade do estabelecimento de medidas de controle específicas.

Keywords : Stenotrophomonas maltophilia; RAPD; PFGE.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English