SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Fusarium lateritium (NEES) as an agent of fungemia in a patient infected with the human immunodeficiency virus (HIV)Emergence of fluoroquinolone-resistant Neisseria gonorrhoeae in São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

LEMES-MARQUES, Eneida Gonçalves; CRUZ, Cristina Durante  and  DESTRO, Maria Teresa. Caracterização feno e genotípica de cepas de Listeria monocytogenes isoladas de casos clínicos na região sudoeste do Estado de São Paulo, Brasil. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.2, pp. 287-292. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000200019.

No Brasil, dados sobre a ocorrência de surtos ou casos esporádicos de listeriose são raros, assim como estudos que tratem da caracterização de cepas de L. monocytogenes isoladas destes episódios. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo avaliar feno e genotipicamente 13 cepas de Listeria monocytogenes isoladas de 12 casos clínicos de listeriose ocorridos em 6 municípios da região sudoeste do Estado de São Paulo, Brasil, no período de janeiro de 1995 a maio de 2005. As cepas foram submetidas ao teste de sensibilidade a cinco antimicrobianos (ampicilina, gentamicina, trimetoprim, sulfametoxazol e vancomicina) pelo método de microdiluição em caldo; à sorotipagem (Denka Seiken, Japão) e à determinação do perfil de macro-restrição por eletroforese em campo pulsado (PFGE, Pulsenet, CDC, USA, 2001). Nenhuma das cepas foi resistente aos antimicrobianos testados; entretanto, sete tiveram valores da CIM aumentados para o sulfametoxazol. Dez cepas pertenciam ao sorotipo 4b, duas ao sorotipo 1/2a e apenas uma ao sorotipo 1/2b. Com o emprego da técnica de PFGE e as enzimas Apa I e Asc I as cepas foram separadas em três grupos diferentes, de acordo com seus perfis moleculares. É interessante destacar que cepas não relacionadas (temporal ou espacialmente) apresentaram perfis moleculares semelhantes indicando uma possível relação clonal entre elas.

Keywords : Listeria monocytogenes; sorotipagem; resistência a antimicrobianos; caracterização genotípica; listeriose.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English