SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Distribution of HNA and LNA bacterial groups in the Southwest Atlantic OceanLaboratory study on the bioremediation of diesel oil contaminated soil from a petrol station author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

HELLER, Léo; VIEIRA, Maria Berenice Cardoso Martins; BRITO, Ludmila Ladeira Alves de  and  SALVADOR, Daniella Pedrosa. Associação entre a concentração de protozoários e indicadores substitutos em efluentes de filtros lentos de areia para o tratamento de água. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.2, pp. 337-345. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000200029.

Atualmente, um grande desafio para a produção de água de elevado padrão de qualidade é o monitoramento de patogênicos, como Giardia, Cryptosporidium e vírus entéricos. Devido a limitações nos métodos analíticos para a detecção de patogênicos na água, a pesquisa de indicadores substitutos é um tema atual. Em vista desses aspectos, foi realizado um estudo em escala piloto para a avaliação da associação entre indicadores microbiológicos e físicos e a presença de Giardia spp e Cryptosporidium sp no efluente de filtros lentos de areia de escoamentos ascendente e descendente. Os resultados mostraram que uma remoção bacteriana eficiente pode indicar adequada remoção de protozoários. Embora coliformes e Escherichia coli não apresentem o perfil fisiológico apropriado de um indicador "ideal", eles são ainda boas referências para a qualidade microbiológica da água, especificamente para a filtração lenta. Os resultados também chamam a atenção para o necessário aprofundamento de pesquisas sobre o uso de esporos anaeróbios como um indicador rotineiro. Quanto ao controle de surtos de Cryptosporidium, a expectativa de que um único indicador satisfará todos os objetivos não é realista. Seria mais útil conhecer as vantagens e desvantagens de diversos indicadores e utilizá-los apropriadamente de forma integrada.

Keywords : Cryptosporidium; Giardia; filtração lenta; tratamento de água; indicador microbiológico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English