SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Interference of vaccinal antibodies on serological diagnosis of leptospirosis in vaccinated buffalo using two types of commercial vaccinesAntimicrobial activity of Syzygium cumini (Myrtaceae) leaves extract author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

VALGAS, Cleidson; SOUZA, Simone Machado de; SMANIA, Elza F A  and  SMANIA JR., Artur. Métodos de triagem para determinação de atividade antibacteriana de produtos naturais. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.2, pp. 369-380. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000200034.

Com o surgimento de novas doenças infecciosas, o reaparecimento de várias infecções que pareciam ter sido controladas, e o aumento da resistência bacteriana houve a necessidade de pesquisas dirigidas ao desenvolvimento de novos antimicrobianos. Levando em consideração a dificuldade de aquisição de novas moléculas com atividades antimicrobianas, a otimização de métodos de triagem usados na identificação de antimicrobianos de fontes naturais é de grande importância. O objetivo deste estudo foi avaliar variantes técnicas, usadas em métodos de triagem para determinar atividade antibacteriana de produtos naturais. Assim, vários produtos naturais, oriundos de plantas, fungos e líquens foram testados contra duas espécies bacterianas, Staphylococcus aureus ATCC 25923 e Escherichia coli ATCC 25922, por duas variantes do método de difusão em ágar (poço e disco), duas variantes do método bioautográfico (direto e indireto) e por testes de microdiluição. Concluímos que a variante do método de difusão variante poço foi mais sensível do que a variante disco, enquanto que a variante direta do método bioautográfico exibiu uma sensibilidade maior, comparada com a variante indireta. As técnicas de bioautografia e difusão mostraram sensibilidades similares, embora a última tenha fornecido condições mais apropriadas para o crescimento bacteriano. Neste estudo, também discutimos as melhores condições para a determinação da concentração inibitória mínima.

Keywords : Difusão em ágar; atividades antimicrobianas; bioautografia; concentração inibitória mínima; concentração bactericida mínima; produtos naturais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English