SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Surto causado por Streptococcus dysgalactiae subsp equisimilis, em um hospital, no Sul do BrasilGenótipos gB de citomegalovírus humano em secreção cervical e placenta no Espírito Santo, Sudeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Microbiology

versão impressa ISSN 1517-8382

Resumo

SILVA, Pedro Eduardo Almeida da et al. Detecção de microcolônias em cultivo de camada delgada como uma alternativo para a rápida detecção de Mycobacterium tuberculosis em amostras clínicas. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.3, pp. 421-423. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000300007.

A tuberculose permanece como uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo. A detecção precoce dos casos novos é um importante ponto nos programas de controle da tuberculose. Diversas metodologias para um rápido e acurado diagnóstico laboratorial tem sido desenvolvidas, entretanto, algumas destas técnicas são de alto custo ou de difícil execução, tornando inexeqüível sua implementação em locais com poucos recursos. Neste trabalho o método de cultivo em camada delgada foi comparado ao método de cultivo convencional verificando-se apresenta resultados positivos em menor tempo com uma identificação presuntiva da espécie de micobactéria, sendo assim um método alternativo adequado para o diagnóstico laboratorial rápido.

Palavras-chave : tuberculose; diagnóstico rápido; Mycobacterium tuberculosis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês