SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Ribotyping and increasing trend of antibiotic resistance of Pseudomonas aeruginosa isolated in IranEvaluation of experimental conditions for quantification of LT produced by human derived enterotoxigenic Escherichia coli strains índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Brazilian Journal of Microbiology

versión impresa ISSN 1517-8382

Resumen

BUGNO, Adriana et al. Eficácia antimicrobiana do extrato de Curcuma zedoaria avaliada por regressão linear comparada com anti-sépticos bucais comerciais. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.3, pp. 440-445. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000300011.

A atividade antimicrobiana do extrato de Curcuma zedoaria (Christm) Roscoe contra algumas bactérias da microbiota bucal foi comparada com a atividade antimicrobiana de cinco anti-sépticos comerciais, a fim de avaliar o potencial do extrato vegetal de ser incorporado em formulações com a finalidade de melhorar ou conferir atividade anti-séptica. A eficácia antimicrobiana in vitro do extrato vegetal e produtos comerciais foi avaliada frente a Streptococcus mutans,Enterococcus faecalis,Staphylococcus aureus e Candida albicans, utilizando o método de regressão linear para avaliar a redução microbiana obtida em função do tempo de exposição, considerando como eficácia a redução de 99,999% na contagem de população microbiana padronizada em 60 segundos. Os resultados demonstraram que a eficácia antimicrobiana do extrato de Curcuma zedoaria (Christm) Roscoe foi similar a de produtos comerciais e que sua incorporação em anti-sépticos bucais pode ser uma alternativa para aumentar a eficácia antimicrobiana de produtos para uso oral.

Palabras llave : Curcuma zedoaria; anti-séptico bucal; atividade antimicrobiana; redução logarítmica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés