SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Salmonella Hadar phage types isolated from different sources of foodchain in BrazilAntifungal properties of plants used in Brazilian traditional medicine against clinically relevant fungal pathogens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

BARBIERI, Dicler de Sant'Anna Vitor et al. Análise da aderência in vitro de Streptococcus mutans e Candida albicans. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.4, pp. 624-631. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000400009.

O objetivo deste trabalho foi investigar a capacidade de aderência in vitro de Streptococcus mutans e Candida albicans. Ensaios de aderência foram realizados in vitro na superfície dentária, com posterior análise por Microscopia Eletrônica de Varredura (M.E.V.). Dentes humanos extraídos foram inoculados com Streptococcus mutans e Candida albicans, além de ambas espécies em conjunto, e foram incubados a 37ºC por 21 dias. Os inóculos eram provenientes de amostras salivares de crianças colonizadas por ambos microrganismos. Como controles foram utilizadas linhagens de referência ATCC dos dois microrganismos. A análise por M.E.V. mostrou a formação de um biofilme que cobriu toda a superfície dentária analisada de forma mais homogênea quando incubados juntos do que separadamente. Um segundo experimento foi desenvolvido utilizando isolados mostrando maior aderência dos experimentos anteriores e cortes de polietileno de alta densidade como substrato. A potencialização da capacidade de aderência de Streptococcus mutans e Candida albicans em associação foi confirmada.

Keywords : Aderência; Candida albicans; Streptococcus mutans; biofilme.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English