SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Aeromonas associated diarrhoeal disease in south Brazil: prevalence, virulence factors and antimicrobial resistanceDisinfection of gutta-percha cones with chlorhexidine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

NUNEZ, L.  and  MORETTON, J.. Resistência bacteriana a desinfetantes em efluentes de um hospital em Buenos Aires, Argentina. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.4, pp. 644-648. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000400012.

Os hospitais utilizam uma grande quantidade de desinfetantes para eliminar microorganismos tanto da pele humana como de superfícies inanimadas. Após sua utilização, esses produtos podem chegar ao esgoto em quantidades residuais. A pressão seletiva exercida pelos antimicrobianos nos efluentes hospitalares propicia a disseminação de linhagens resistentes. Além dos antibióticos, os desinfetantes podem atuar como agentes seletivos de linhagens resistentes aos antimicrobianos. Este trabalho teve como objetivo o estudo do perfil da resistência aos desinfetantes das bactérias lançadas na rede de esgoto pelo efluente hospitalar. Na caracterização microbiológica do efluente do Hospital de Clínicas Buenos Aires, determinou-se a concentração de bactérias heterotróficas, bactérias indicadoras fecais, Pseudomonas sp. e Staphylococcus sp. presentes. A resistência aos desinfetantes empregados no hospital, glutaraldeído, iodo povidona, e clorexidina foi então avaliada. Verificou-se a existência de bactérias resistentes à clorexidina em número variando de 10³ a 106 bactérias/100 mL e de bactérias resistentes a outros desinfetantes em uma faixa de variação de 10³ a 104 bactérias/100 mL. Bactérias dos gêneros Staphylococcus e Bacillus, e da família Enterobacteriaceae, envolvidas em infecções hospitalares, apresentaram resistência aos desinfetantes testados. Estes resultados indicam que as águas residuárias de hospitais desempenham um papel de grande relevância na disseminação de linhagens bacterianas resistentes aos desinfetantes no meio aquático.

Keywords : desinfetantes; resistência; efluente hospitalar.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English