SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Viral Hepatitis C in a leading Brazilian hospital: epidemiological factors and genotypingConstruction and characterization of a bovine herpesvirus 5 mutant with a deletion of the gI, gE and US9 genes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

MANDAL, Piyali et al. Isolados clínicos de Cryptococcus neoformans, provenientes da Índia, produtores ou não de melanina: um estudo em microscopia eletrônica. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.4, pp. 662-666. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000400015.

Cryptococcus neoformans é um importante fungo oportunista patogênico que causa infecção no sistema nervoso central, e que pode levar o paciente à morte. Um dos principais fatores de virulência do C. neoformans é a produção de melanina na parede celular. Utilizando microscopia eletrônica de transmissão, nós estudamos as paredes celulares de três pares de isolados obtidos de pacientes com dupla infecção pelo fungo, onde um isolado melanizado e um albino foram isolados do líquor de cada paciente. A microscopia eletrônica de transmissão revelou que as cepas albinas não apresentavam a camada de melanina enquanto que uma camada de melanina estava associada com a parede celular de cepas melanóticas, constituindo aproximadamente 75% da área da parede celular. O tamanho da parede celular das células produtoras de melanina foi aproximadamente o dobro do tamanho da parede celular dos isolados albinos (p < 0,003). Neste estudo, a microscopia eletrônica de transmissão revelou que as diferenças na estrutura dos isolados albinos sem melanina e dos isolados produtores de melanina estava associada à parede celular e a camada de melanina.

Keywords : Cryptococcus neoformans; melanina; microscopia eletrônica de transmissão; parede celular.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English