SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Extended-spectrum beta-lactamase production among ampicillin-resistant Escherichia coli strains from chicken in Enugu State, NigeriaMolecular characterization of swine hepatitis E virus from Southeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

OLIVEIRA, Eugenia Márcia de Deus et al. Comparação de métodos para isolamento de micobactérias a partir de fezes suínas. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.4, pp. 687-692. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000400019.

As micobacterioses suínas são responsáveis por condenações de carcaças em abatedouro e uma das melhores formas de se conhecer os agentes envolvidos nos animais vivos é o isolamento a partir das fezes, pois em 94% das vezes, as lesões localizam-se no trato digestivo. Assim sendo, o presente estudo teve por objetivo comparar o desempenho de quatro métodos de descontaminação com semeadura em três diferentes meios de cultura, totalizando doze procedimentos na pesquisa de micobactérias a partir de amostras de fezes de suínos contaminadas experimentalmente. Amostras de fezes de suínos foram contaminadas artificialmente com 0,02g de Mycobacterium avium, estirpe de PIG-B, e submetidas à tentativa de isolamento de micobactérias, utilizando-se os seguintes protocolos de descontaminação: 1) Petroff modificado ou método básico; 2) Lowenstein-Jensen modificado ou método ácido; 3) Petroff modificado ou método básico e ressuspensão com anfotericina B; 4) Lowenstein-Jensen modificado ou método ácido e ressuspensão com anfotericina B; com subseqüente semeadura em meios de Petragnani, Lowenstein-Jensen e Lowenstein-Jensen com antibióticos (Penicilina G e Ácido nalidíxico). Houve diferença entre os percentuais de recuperação de micobactérias a partir das fezes de suínos (p<0,05) e o método ácido com ressuspensão em solução de anfotericina B e semeadura em meio de Lowenstein-Jensen com antibióticos apresentou os melhores resultados (87% de recuperação de micobactérias).

Keywords : Mycobacterium avium; isolamento; fezes; suínos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English