SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Antimicrobial activity of surfactants produced by Bacillus subtilis R14 against multidrug-resistant bacteriaAntibacterial activity of medicinal plant extracts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

UTESCHER, Carla Lílian de Agostini; FRANZOLIN, Marcia Regina; TRABULSI, Luiz Rachid  and  GAMBALE, Valderez. Monitoramento microbiológico de áreas classificadas em desenvolvimento de vacinas. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.4, pp. 710-716. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000400023.

O presente trabalho teve por objetivo avaliar um programa de monitoramento microbiológico ambiental para áreas limpas, ou ambientes classificados, envolvidas na produção, envasamento e controle dos imunobiológicos produzidos pelo Instituto Butantan. Este monitoramento permitiu a quantificação, a caracterização e a sazonalidade da população microbiana presente no ar e nos operadores, e a determinação dos limites de alerta e ação. O número total de bactérias detectáveis revelou diferenças nos sistemas de purificação de ar instalados e o impacto operacional ocasionado pelos procedimentos realizados. A população microbiana característica foi composta por bactérias dos gêneros Staphylococcus sp, Micrococcus sp, Bacillus sp e por fungos filamentosos do gênero Penicillium sp. A maior concentração de microrganismos ocorreu nos períodos de verão e primavera. Os limites internos de alerta e ação estabelecidos asseguram os procedimentos operacionais, recomendando o monitoramento microbiológico ambiental a outros laboratórios envolvidos na produção de vacinas, soros hiperimunes e imunobiológicos.

Keywords : controle ambiental; partículas viáveis; áreas limpas; limites de alerta e ação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English