SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Hemibeltrania urbanodendrii sp. nov. and Pseudobeltrania angamosensis: new fungal records from the brazilian tropical seasonal semi-deciduous montane forestSecretion of an alkaline protease from a salt- tolerant and alkaliphilic, Streptomyces clavuligerus strain Mit-1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

CARVALHO, Daniel D.C. et al. Rizobactérias produtoras de substâncias fitotóxicas. Braz. J. Microbiol. [online]. 2007, vol.38, n.4, pp. 759-765. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822007000400032.

Com vistas a contribuir para o desenvolvimento de métodos não agressivos ao meio ambiente, para o controle de plantas invasoras, buscou-se selecionar rizobactérias produtoras de substâncias fitotóxicas. Inicialmente, 35 culturas previamente isoladas de plantas da região sul do Estado de Minas Gerais (Brasil) foram cultivadas em caldo soja tripticaseína. Após remoção das células bacterianas, os líquidos resultantes foram liofilizados e extraídos com metanol/acetato de etila (1:1). Os extratos foram concentrados sob vácuo e submetidos a testes com sementes de alface (Lactuca sativa L.). Os metabólitos produzidos por cinco isolados bacterianos reduziram o número de plântulas normais para valores estatisticamente inferiores aos observados para o controle negativo, sendo os mais expressivos resultados obtidos com Bacillus cereus Frankland and Frankland, isolado de Ricinus communis L., que causou necroses nas radículas de 82,4% das plântulas. Os metabólitos dessa bactéria também impediram a germinação de 52% das sementes de Brachiaria decumbens Stapf e fizeram com que as 48% restantes dessem origem a plântulas anormais. Os metabólitos de B. cereus foram submetidos a processos de purificação direcionados por testes com sementes de alface. Em decorrência, isolou-se uma substância, que será identificada em estudos futuros. Na concentração de 0,057 g/L, causou necrose nas radículas de todas as plântulas de alface provenientes do teste com sementes.

Keywords : Bacillus cereus; bio-herbicida; Lactuca sativa; fitotoxina; rizobactéria; Brachiaria decumbens.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English