SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Relação entre a composição dos grupos funcionais da superfície de Escherichia coli e suas propriedades fisicoquímicasDiagnóstico de sepse neonatal causada pelo estreptococo do grupo B por meio de dupla amplificação de amostras residuais de urina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Microbiology

versão impressa ISSN 1517-8382versão On-line ISSN 1678-4405

Resumo

SANCHOTENE, Karine O. et al. Avaliação comparative dos métodos Nitrato Redutase e Microdiluição com Resazurina para testar a sensibilidade do Mycobacterium tuberculosis frente aos anti-tuberculosos de primeira linha. Braz. J. Microbiol. [online]. 2008, vol.39, n.1, pp.16-20. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822008000100004.

A tuberculose permanece como uma séria doença infecciosa, com distribuição mundial, alta morbidade e mortalidade, ocorrendo principalmente em paises com baixa condição econômica. O estado de emergência da tuberculose causada por cepas resistentes e multirresistentes tornou-se uma importante ameaça para o tratamento e programas de controle da tuberculose. Uma rápida detecção de cepas resistentes permitirá a implantação de um tratamento adequado e contribuirá para controlar a disseminação destas cepas. Este estudo avaliou a performace do ensaio nitrato redutase em meio sólido (NRA-LJ) e meio líquido (NRA-7H9), para determinar a sensibilidade frente aos fármacos antituberculosos de primeira linha: isoniazida (INH), rifampicina (RMP), etambutol (EMB) and estreptomicina (SMR). Ambos os métodos, NRA-LJ e NRA-7H9, foram avaliados com 18 cepas com conhecido perfil de sensibilidade. O ensaio de microplaca com resazurina (REMA) foi utilizado como método de referência. A concordância observada entre NRA-7H9 and REMA foi de 100% para os quatro fármacos testados. Quando o método NRA-LJ foi comparado com o REMA, a sensibilidade e especificidade para INH RMP e SMR foram de 100%, 100%, 85,7%, 76,9% e 80%, 100%, 75% and 80%, respectivamente. Dos 57 isolados clinicos de M. tuberculosis avaliados por NRA-7H9 e REMA, 56 (98.2%) foram sensíveis a todos antibióticos testados (INH, RMP, EMB e SMR) pelo método NRA-7H9, enquanto três destas cepas foram resistentes para INH pelo REMA. Uma cepa mostrou resistência para INH e RMP por ambos os métodos, e CMI de 1,0 µg/ml para INH para ambos os métodos, enquanto CMI de 1,0 e 2,0 µg/ml para RMP pelo REMA e NRA-7H9, respectivamente. Os três ensaios mostraram um alto nível ded concordância para uma rápida detecção de resistência a rifampicina e isoniazida. Com relação à rapidez na obtenção dos resultados, a detecção na mudança de cor nos métodos NRA é imediata enquanto para o método REMA é necessário incubar overnight. Os métodos NRA podem representar uma alternativa, de baixo custo e rápida detecção de resistência, em países com poucos recursos.

Palavras-chave : Tuberculose; Mycobacterium tuberculosis; Nitrato redutase ensaio; teste de sensibilidade; fármaco- resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons