SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Padronização do inóculo para a produção de cutinase por Fusarium oxysporumControle biológico de Penicillium italicum, P. digitatum e P. expansum com a levedura predadora Saccharomycopsis schoenii em laranjas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Microbiology

versão impressa ISSN 1517-8382

Resumo

YAMANAKA, Renata; SOARES, Clarissa F.; MATHEUS, Dácio R.  e  MACHADO, Kátia M.G.. Enzimas ligninóliticas produzidas por Trametes villosa ccb176 em diferentes condições de cultivo. Braz. J. Microbiol. [online]. 2008, vol.39, n.1, pp. 78-84. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822008000100019.

A expressão do sistema enzimático produzido por fungos basidiomicetos envolvido na degradação de xenobióticos é bastante dependente das condições de cultivo, principalmente da composição do meio de cultivo. Trametes villosa CCB176 é uma linhagem com comprovado potencial biotecnológico para degradação de compostos organoclorados e descoloração de corantes têxteis. Foi avaliada a influência da concentração de glicose, adição de emulsão de óleo vegetal e surfactante, natureza do surfactante e os metais manganês e cobre no crescimento, pH e na produção das atividades de lacase, de peroxidases totais e de peroxidase dependente de manganês. No geral, ocorreu acidificação do meio com pH atingindo valor próximo a 3,5, nos primeiros dias de crescimento. Lacase foi a principal atividade detectada nas diferentes condições e sua produção se deu durante todo o período de cultivo do fungo, independente da fase de crescimento. Suplementação do meio com óleo vegetal emulsificado com surfactante resultou em indução da atividade de peroxidase dependente de manganês produzida por T. villosa. Maiores valores de rendimento específico da atividade de lacase foram propiciados pelo cobre.

Palavras-chave : lacase; metais; MnP; óleo vegetal; surfactante.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês