SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Biodegradabilidade de óleos diesel comercial e intemperizadoSolubilização de fosfato inorgânico insolúvel por Burkholderia cepacea DA23 isolada de solo cultivado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Microbiology

versão impressa ISSN 1517-8382versão On-line ISSN 1678-4405

Resumo

AKHTAR, Nasrin et al. Biodiversidade e análise filogenética de bactérias cultiváveis indígenas da mina de sal Khewra, Paquistão e sua importância industrial. Braz. J. Microbiol. [online]. 2008, vol.39, n.1, pp.143-150. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822008000100029.

Avaliou-se a biodiversidade e a importância industrial de bactérias indígenas da mina de sal Khewra, Paquistão. Efetuou-se a amplificação do 16S rDNA dos isolados por PCR empregando-se os iniciadores universais FD1 e rP1, e os produtos foram seqüenciados comercialmente. Essas seqüências de genes foram comparadas com outras seqüências disponíveis no GenBank a fim de encontrar seqüências relacionadas, construindo-se uma árvore filogenética para essas bactérias. Os genes foram depositados no GenBank obtendo-se os números de acesso. A maioria dos isolados pertenceu a diferentes espécies do gênero Bacillus, apresentando 92-99% de identidade de 16S rDNA com a respectiva cepa de referencia. Outros isolados apresentaram alta similaridade com Escherichia coli, Staphylococcus arlettae e Staphylococcus gallinarum, com 97%, 98% e 99% de similaridade de16S rDNA, respectivamente. A capacidade dos isolados produzirem enzimas industriais (amilase, carboximetilcelulase, xilanase, celulase e protease) foi verificada. Todos os isolados foram testados em placas quanto a degradação de amido, carboximetilcelulose, xilana, celulose e caseína. Os isolados BPT-5, 11, 18, 19 e 25 produziram grandes quantidades de enzimas degradadoras de carboidratos e proteínas. Conclui-se que a mina de Sal Khewra apresenta diferentes grupos de bactérias, que são fontes potenciais de enzimas industriais de aplicação comercial.

Palavras-chave : biodiversidade; caracterização; ambiente de alta salinidade; amplificação de 16S rDNA por PCR; enzimas industriais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons