SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Greenhouse evaluation of Bacillus subtilis AP-01 and Trichoderma harzianum AP-001 in controlling tobacco diseasesA conservative region of the mercuric reductase gene (merA) as a molecular marker of bacterial mercury resistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

DIAS, B.A.; NEVES, P.M.O.J.; FURLANETO-MAIA, L.  and  FURLANETO, M.C.. Proteases degradadoras de cutícula produzidas pelo fungo entomopatogênico Beauveria bassiana em presença de cutícula de broca do café. Braz. J. Microbiol. [online]. 2008, vol.39, n.2, pp. 301-306. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822008000200019.

O isolado brasileiro de Beauveria bassiana (CG425) que apresenta alta virulência contra a broca do café (CBB) foi analisado quanto à produção de proteases degradadoras de cutícula, tipo-subtilisina (Pr1) e tipo-tripsina (Pr2). O crescimento fúngico foi realizado em meio contendo nitrato e em meio contendo cutícula da broca em condições de pH tamponado e não tamponado. Em meio não tamponado, suplementado com cutícula, o pH da cultura caiu e as atividades de Pr1 e Pr2 foram detectadas somente em valores de pH igual ou superior a 5,5. Em culturas tamponadas, as atividades Pr1 e Pr2 foram superiores em meio suplementado com cutícula, comparativamente as atividades em meio contendo nitrato. As atividades Pr1 e Pr2 ocorreram predominantemente no sobrenadante de cultivo. Os dados obtidos sugerem que Pr1 e Pr2 produzidas pelo isolado CG425 são induzidas por componentes da cutícula da broca do café (CBB), e que o pH da cultura influencia a expressão destas proteases, indicando a ocorrência de um mecanismo eficiente de secreção por este fungo. Os resultados obtidos neste estudo aumentam o conhecimento a respeito da produção de proteases por B. bassiana CG425, abrindo novos caminhos para o estudo do papel de proteases na virulência contra a broca do café durante o processo de infecção.

Keywords : protease tipo-subtilisina; protease tipo-tripsina; Hypothenemus hampei.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English