SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Calidion bombacis, uma nova combinação para Uredo bombacis e o relato de Bombacopsisglabra (Bombacaceae), como um novo hospedeiro no BrasilMicroalgas com deficiência de nitrogênio são enriquecidas com manose na superfície celular: potenciais implicações para reconhecimento de presas por protozoários fagotróficos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Microbiology

versão impressa ISSN 1517-8382

Resumo

FUENTEFRIA, Daiane Bopp; FERREIRA, Alessandra Einsfeld; GRAF, Tiago  e  CORCAO, Gertrudes. Disseminação de Metalo-β-Lactamases: triagem revela a presença do gene BLASPM-1 em efluente hospitalar no Sul do Brasil. Braz. J. Microbiol. [online]. 2009, vol.40, n.1, pp. 82-85. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822009000100013.

Ao todo, 396 isolados de Pseudomonas aeruginosa foram estudados. O gene blaSPM-1 foi encontrado em nove isolados de efluente hospitalar. Este estudo é o primeiro relato de isolados ambientais de P. aeruginosa com o gene blaSPM-1no Brasil. A resistência aos carbapenêmicos, amplamente disseminada entre isolados clínicos, já é detectada em isolados ambientais.

Palavras-chave : Metalo-β-Lactamases; efluente hospitalar; P. aeruginosa; resistência bacteriana.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês