SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Epidemiological aspects of astrovirus and coronavirus in poults in the South Eastern Region of BrazilAntimicrobial susceptibility of Clostridium perfringens strains isolated from broiler chickens índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Brazilian Journal of Microbiology

versión impresa ISSN 1517-8382

Resumen

CIFTCI, Alper; FINDIK, Arzu; ONUK, Ertan Emek  y  SAVASAN, Serap. Detecção de resistência a meticilina e produção do fator slime por Staphylococcus aureus em mastite bovina. Braz. J. Microbiol. [online]. 2009, vol.40, n.2, pp. 254-261. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822009000200009.

Este estudo objetivou a detecção de Staphylococcus aureus resistente a meticilina e produtor do fator slime em casos de mastite bovina. Um PCR triplex foi otimizado, com alvo no genes 16SrRNA, nuc e mecA para detecção de Staphylococcus spp, S. aureus e resistencia a meticilina, respectivamente. Para detecção das cepas produtoras do fator slime, empregou-se um PCR com alvo nos genes icaA e icaD. No estudo, 59 cepas foram identificadas como S. aureus por testes convencionais e PCR, sendo 13 resistentes a meticilina e quatro positivas para o gene mecA. Embora 22 das 59 cepas tenham sido produtoras do fator slime em Agar Vermelho Congo, no teste PCR somente 15 foram positivas para os genes icaA e icaD. Dezesseis e 38 das 59 cepas foram positivas para os genes icaA e icaD, respectivamente. Somente duas das 59 cepas foram positivas simultaneamente para resistência a meticilina e produção do fator slime, sugerindo falta de correlação entre estas características. Em conclusão, o PCR triplex otimizado neste trabalho mostrou-se ser um método rápido e confiável para detecção de S.aureus meticilina resistente. Por outro lado, somente PCR para os genes icaA e icaD pode não ser suficiente para detectar produção de fator slime e outros estudos com alvo em outros genes ica são necessários para um avaliação correta da produção do fator slime por S. aureus.

Palabras llave : Staphylococcus aureus; icaA; icaD; mecA; slime; mastite.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés