SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Detection of Mycobacterium avium in pet birdsGenetic diversity of siderophore-producing bacteria of tobacco rhizosphere author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

PARVATHI, Ammini et al. Caracterização bioquímica e molecular de Bacillus pumilus isolado do ambiente costeiro de Cochin, Índia. Braz. J. Microbiol. [online]. 2009, vol.40, n.2, pp. 269-275. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822009000200012.

As espécies de Bacillus constituem um grupo diversificado de bactérias amplamente distribuídas no solo e no ambiente aquático. Neste estudo, cepas de Bacillus isoladas do ambiente costeiro de Cochin, Índia, foram identificadas através de métodos bioquímicos convencionais, análise de ésteres metílicos de ácidos graxos (FAME) e sequenciamento de 16S rDNA. A análise dos dados revelou que Bacillus pumilus foi a espécie predominante na região estudada, seguido de B. cereus e B. sphaericus. Os isolados de B. pumilus foram caracterizados através da reação em cadeia da polimerase com primers arbitrários (AP-PCR), perfil de sensibilidade a antibióticos e triagem por PCR de genes de toxinas associadas com Bacillus spp. Todos os isolados de B. pumilus foram bioquimicamente idênticos, apresentaram elevada atividade de protease e lipase e foram uniformemente sensíveis aos antibióticos estudados. Um dos isolados de B. pumilus apresentou o gene cesB de B. cereus, que não foinão distinguível dos demais isolados por testes bioquímicos nem por AP-PCR. Este é o primeiro relato da presença do gene cesB da toxina eméticaem B. pumilus.

Keywords : Aspergillus flavus; pimenta em pó; alterações nutricionais; aflatoxina.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English