SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Genetic diversity of siderophore-producing bacteria of tobacco rhizospherePtSRR1, a putative Pisolithus tinctorius symbiosis related receptor gene is expressed during the first hours of mycorrhizal interaction with Castanea sativa roots índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Brazilian Journal of Microbiology

versión impresa ISSN 1517-8382

Resumen

URSZULA, Guzik; IZABELA, Greń; DANUTA, Wojcieszyńska  y  SYLWIA, Łabużek. Isolamento e caracterização de uma nova cepa de Stenotrophomonas maltophilia com várias dioxigenases para degradação de hidrocarbonetos monocíclicos. Braz. J. Microbiol. [online]. 2009, vol.40, n.2, pp. 285-291. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822009000200014.

Uma bactéria Gram-negativa, denominada KB2, foi isolada de lodo ativado, verificando-se ser capaz de utilizar substratos aromáticos com única fonte de carbono e energia. Com base nas características morfológicas e físico-químicas, e na análise da sequencia do gene 16SrRNA, esta bactéria foi identificada como Stenotrophomonas maltophilia. Entre as diversas cepas de S. maltophilia já descritas, essa cepa é a primeira com atividade de três tipos de dioxigenases, dependendo da estrutura do indutor. As células cultivadas em benzoato e catecol apresentaram atividade de catecol 1,2-dioxigenase principalmente. A atividade de 2,3-dioxigenase foi detectada após indução com fenol. Após incubação com ácidos 4-hidrobenzoico, ácido protocatecuico e vanílico, encontrou-se protocatecuato 3,4-dioxigenase no extrato celular. Devido ao amplo espectro de atividade das diferentes dioxigenases de S. maltophilia KB2, esta cepa parece ser uma ferramenta poderosa e útil para o biotratamento de efluentes e descontaminação do solo.

Palabras llave : biodegradação; Stenotrophomonas; compostos aromáticos; dioxigenases.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés