SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Fungicide resistance and genetic variability in plant pathogenic strains of Guignardia citricarpaCandidiasis in pediatric patients with cancer interned in a university hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

RAMAZANZADEH, Rashid; FARNIA, Parisa  and  AMIRMOZAFARI, Nour. Caracterização do complexo Mycobacterium tuberculosis isolado de pacientes do Irã e Afeganistão pelo método de spoligotyping. Braz. J. Microbiol. [online]. 2009, vol.40, n.2, pp. 314-320. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822009000200019.

O desenvolvimento de novas drogas, vacinas e técnicas de diagnóstico depende de uma melhor compreensão dos mecanismos de virulência de Mycobacterium tuberculosis. Neste estudo, a prevalência do gene pcaA em cepas de M. tuberculosis foi avaliada através de da técnica de spoligotyping. Os fatores de risco associados nos pacientes de diferentes nacionalidades vivendo no Irã foram também determinados. As cepas de M. tuberculosis isoladas foram submetidas a testes de sensibilidade a quatro drogas anti-tuberculose de primeira linha e à caracterização por spoligotyping. Empregou-se PCR para detectar o gene pcaA, determinado-se também a sequencia de nucleotidios. A espoligotipagem resultou em 140 grupos diferentes, sendo 120 (87,1%) reportados pela primeira vez. Os demais espoligotipos (12,8%) já foram descritos em outras regiões geográficas no mundo. A família Haarlem foi mais comum que os demais genótipos. A resistencia a antibióticos foi maior nas cepas isoladas dos pacientes iranianos. O gene pcaA foi detectado em isolados clínicos de M. tuberculosis mas não em cepas saprófitas, como M. kansasi. Os resultados indicaram a existência de M. tuberculosis pertencente à família Beijing nos pacientes iranianos. Este estudo confirmou a presença do gene pcaA em quase todos os isolados clínicos. Estudos que identifiquem os fatores mais significantes nos programas de controle da tuberculose são necessários.

Keywords : tuberculose; resistência; drogas; spoligotyping; pcaA.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English