SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Free radical scavenging and antimicrobial properties of extracts of wild mushroomsAdherence assays and Slime production of Vibrio alginolyticus and Vibrio parahaemolyticus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

SOUZA, Evandro Leite de et al. Aplicação combinada do óleo essencial de Origanum vulgare L. e ácido acético para o controle do crescimento de Staphylococcus aureus em alimentos. Braz. J. Microbiol. [online]. 2009, vol.40, n.2, pp. 387-393. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822009000200032.

Este estudo avaliou a ocorrência de um efeito inibitório potencializado quando da aplicação combinada do óleo essencial de O. vulgare e ácido acético sobre Staphylococcus aureus através da determinação Concentração Inibitória Fracional (FIC) e de ensaios de tempo de morte em caldo nutriente, caldo base carne e em um modelo alimentar (pedaços de carne). O ácido acético mostrou um valor de CIM e CBM de 0,6 e 1,25 µL.mL-1, respectivamente. Estudos prévios encontraram valores de CIM e CBM para o óleo essencial de O. vulgare sobre as cepas teste de S. aureus de 1,25 e 1,5 µL.mL-1, respectivamente. Valores de índices de CIF da mistura do óleo essencial e ácido acético na concentração de CIM x ½ foram £ 1,0 caracterizando uma interação de adição. Nenhum efeito sinérgico foi encontrado nos ensaios de tempo de morte. O efeito anti-estafilocócico dos antimicrobianos isolados ou em combinação (CIM x ½) foi menor quando aplicado em carne em comparação a sua adição em caldo nutriente e caldo carne. A efetiva combinação de óleos essenciais e outros agentes preservativos pode ser reconhecida como uma alternativa promissora para a indústria de alimentos, podendo viabilizando a diminuição de doses de antimicrobianos aplicadas para inibir o crescimento microbiano em alimentos.

Keywords : óleo essencial; ácidos orgânicos; uso combinado; efeito anti-estafilocócico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English