SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Adherence assays and Slime production of Vibrio alginolyticus and Vibrio parahaemolyticusComparative growth of trichoderma strains in different nutritional sources, using bioscreen c automated system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

BASTOS, Camila V.; PASSOS, Lygia M. F.; VASCONCELOS, Maria Mercês C.  and  RIBEIRO, Múcio F. B.. Estabelecimento e propagação in vitro de uma amostra brasileira de Anaplasma marginale com apêndice em células IDE8 (Ixodes scapularis). Braz. J. Microbiol. [online]. 2009, vol.40, n.2, pp. 399-403. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822009000200034.

Uma amostra brasileira de Anaplasma marginale com apêndice foi estabelecida e mantida in vitro em uma linhagem de células de carrapatos (IDE8). A infecção foi confirmada através de microscopia ótica e eletrônica de transmissão. Além disso, os primers MSP1aNF2 e MSP1aNR2 amplificaram produtos do DNA extraído das células infectadas. Comparações de sequências parciais do gene msp1α e do genoma completo de A. marginale confirmaram que as sequências dos fragmentos amplificados pertenciam ao genoma de A. marginale. Este é o primeiro estabelecimento in vitro de uma amostra brasileira de A. marginale em células de carrapatos, representando um novo sistema para estudos biológicos e moleculares, além de ser uma nova fonte de material para o desenvolvimento de testes diagnósticos e de vacinas.

Keywords : IDE8 cells; Anaplasma marginale; cultivo in vitro.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English