SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2In vitro establishment and propagation of a Brazilian strain ofAnaplasma marginale with appendage in IDE8 (Ixodes scapularis) cellsStructural and Functional Analysis of Giant Strong Component of Bacillus thuringiensis Metabolic Network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

ROSSI-RODRIGUES, Bianca Caroline et al. Crescimento de linhagens de Trichoderma em diferentes fontes nutricionais, empregando o sistema automatizado Bioscreen C.. Braz. J. Microbiol. [online]. 2009, vol.40, n.2, pp. 404-410. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822009000200035.

Trichoderma é um dos gêneros de fungos produtores de metabólitos de interesse industrial. O crescimento destes organismos é conseqüência das fontes nutricionais utilizadas, juntamente com as condições físicas de cultivo. Neste trabalho, o sistema automatizado Bioscreen C foi utilizado para avaliar a influência de diferentes fontes nutricionais sobre o crescimento de linhagens de Trichoderma (T. hamatum, T. harzianum, T. viride e T. longibrachiatum) isoladas do solo da Estação Ecológica da Juréia-Itatins (JIES), São Paulo - Brasil. Os cultivos foram feitos em meios líquidos de cultura contendo diferentes fontes de carbono (2%; w / v) e nitrogênio (1%; w / v) a 28ºC, pH 6,5 e agitados a 150 rpm durante 72 h. Os resultados mostraram, conforme esperado, que a glicose é melhor do que a sacarose como fonte de carbono indutora de crescimento das linhagens de Trichoderma testadas, enquanto que, o extrato de leveduras e a triptona foram boas fontes de nitrogênio indutoras de crescimento para os cultivos de T. hamatum e T. harzianum.

Keywords : Bioscreen C; crescimento; trichoderma; triptona; extrato de leveduras.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English