SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Desenvolvimento de um ensaio de reação de polimerase em cadeia para detecção do vírus da pseudo-raiva em amostras clínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Microbiology

versão impressa ISSN 1517-8382

Resumo

ANDREOTE, Fernando Dini; AZEVEDO, João Lúcio  e  ARAUJO, Welington Luiz. Avaliação da diversidade de comunidades bacterianas associadas às plantas. Braz. J. Microbiol. [online]. 2009, vol.40, n.3, pp. 417-432. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822009000300001.

As interações planta-bactéria resultam de um reconhecimento recíproco de ambas espécies. Estas interações são responsáveis por processos biológicos essenciais para o desenvolvimento e a proteção das plantas. Este trabalho revisa as metodologias aplicadas na investigação de alterações nas comunidades bacterianas associadas às plantas. Uma descrição das técnicas é feita, desde o isolamento até a aplicação de técnicas independentes de cultivo, destacando as técnicas de qPCR, Gel de Eletroforese em Gradiente Desnaturante (DGGE), construção e análise de bibliotecas de clones, a aplicação de análise multivariada em dados de ecologia microbiana, e as novas metodologias de alto processamento de amostras como microarranjos e pirosequenciamento. Em resumo, esta revisão fornece informações sobre o desenvolvimento das técnicas tradicionais e uma visão geral sobre as novas tendências dos estudos de comunidades bacterianas associadas às plantas.

Palavras-chave : interação planta-bactéria; técnicas moleculares; análise multivariada; endofíticos; rizosfera.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês